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A Tesla reduzirá o número de funcionários globais em mais de 10%, escreveu Elon Musk em um e-mail aos funcionários, enquanto a montadora enfrenta uma desaceleração na demanda por veículos elétricos.
O CEO citou a duplicação de funções e a necessidade de reduzir custos como razões para os cortes no memorando visto pela Bloomberg News. Se os cortes se aplicarem a toda a empresa, a demissão representaria mais de 14 mil funcionários.
A Tesla relatou que entregas de veículos no início deste mês ficaram aquém das expectativas por uma ampla margem, registrando seu primeiro declínio trimestral em quatro anos. Vários analistas estão se preparando para uma possível redução nas vendas da fabricante de veículos elétricos durante o ano, citando a lenta produção de seu mais novo modelo, o Cybertruck, e uma pausa em novos produtos até que a empresa comece a produzir um veículo de próxima geração no final do próximo ano.
“À medida que preparamos a empresa para a nossa próxima fase de crescimento, é extremamente importante analisar todos os aspectos para reduzir custos e aumentar a produtividade”, escreveu Musk no e-mail.
“Como parte deste esforço, fizemos uma revisão completa da organização e tomamos a difícil decisão de reduzir o nosso número de funcionários em mais de 10% globalmente. Não há nada que eu odeie mais, mas isso deve ser feito.”
A Tesla terminou o ano passado com 140.473 funcionários, quase o dobro do total de três anos antes. Esse crescimento foi feito pela produção em duas fábricas – uma em Austin e outra fora de Berlim – que começaram a produzir veículos utilitários desportivos Modelo Y no início de 2022. A empresa começou a reduzir os preços em toda a sua linha à medida que essas instalações atingiam volumes mais elevados.
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“Ao longo dos anos, crescemos rapidamente com várias fábricas crescendo em todo o mundo”, escreveu Musk na mensagem, que foi relatado na segunda-feira pelo blog Electrek. “Com este rápido crescimento, houve duplicação de funções em determinadas áreas.”
Na sua mais recente grande redução da força de trabalho, a Tesla eliminou cerca de 10% dos trabalhadores assalariados em meados de 2022.
As ações da Tesla caíram 31% este ano, classificando-se entre as de pior desempenho no índice S&P 500. As ações caíam até 1,2% antes do início das negociações regulares.
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Os funcionários da Tesla temem possíveis cortes de empregos desde o início deste ano, quando os gestores foram solicitados a responder se cada uma das posições de seus funcionários era crítica. Alguns funcionários assalariados também foram informados no final do ano passado que a empresa não iria oferecer prêmios de equidade baseados no mérito como parte das avaliações anuais de desempenho.
“Só temos que perseguir cada centavo possível”, disse o diretor financeiro Vaibhav Taneja durante a mais recente teleconferência de resultados da Tesla em 24 de janeiro.
A desaceleração que a Tesla sentiu ultimamente tem sido generalizada. A BYD da China entregou apenas 300.114 veículos elétricos a bateria no primeiro trimestre, uma queda de 43% em relação aos últimos três meses do ano passado, quando se destacou brevemente como o maior vendedor de veículos elétricos do mundo. Fabricantes como Volkswagen, General Motors e Ford Motor adiaram ou abandonaram completamente os projetos de veículos elétricos à medida que os consumidores se recusam aos preços ainda elevados e à escassez de estações de carregamento.
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