Publicidade
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF se mantém focada na execução de seu plano de eficiência em um ano marcado por grandes desafios. A dona da Sadia, Perdigão, Qualy e de outras marcas líderes de vendas em seus respectivos segmentos caminha para se tornar ainda mais forte.
Com tendência de inflação menor, o consumo deve crescer 9% no segundo semestre de 2023 – em comparação ao mesmo período de 2022, além do aumento de 3,5% na renda per capita em comparação ao último trimestre do ano passado, segundo dados da Kantar. O País conta, ainda, com a menor taxa de desemprego dos últimos oito anos.
Além do impulso vindo do cenário nacional neste final de ano, a BRF segue focada em sua estratégia de eficiência que envolve todas as áreas da companhia e já apresenta importantes resultados. No acumulado dos 6 primeiros meses de 2023, a empresa reduziu em 43,8% suas perdas operacionais, diminuiu em 1,6 p.p. (pontos percentuais) o índice de mortalidade de frango e aumentou em 2,2 p.p. o rendimento in natura na indústria.
Continua depois da publicidade
O índice de conversão alimentar, que mede a relação entre ração consumida e carne produzida, atingiu os melhores níveis da história da empresa. Outro dado relevante foi a conquista de 4,5 mil novos clientes em 2023 aliado a redução do nível de devoluções em 0,6 p.p. e melhoria no nível de serviço logístico em 9,2 p.p.
Captação
Outro avanço importante foi a capitalização da companhia. Em julho, a BRF captou R$ 5,4 bilhões no maior follow-on realizado na América Latina este ano. A operação contou com um novo aporte da Marfrig e marcou a entrada da Salic na composição acionária (The Saudi Agricultural and Livestock Investment Company), investidor estratégico alinhado aos objetivos da BRF. Com a captação, a companhia reforçou sua estrutura de capital e reduziu o índice de alavancagem proforma para 2,42 vezes o EBITDA, conforme divulgação do segundo trimestre do ano, nível considerado adequado para o seu porte e perfil.
Continua depois da publicidade
“Permanecemos focados na execução do BRF+, avançando de forma consistente, sem perder de vista as oportunidades do nosso mercado. Os ganhos estão se materializando mais rápido do que esperávamos, superando as metas de praticamente todos os índices que definimos no começo do ano e os impactos da alta performance já começam a ser refletidos nos resultados da Companhia. Essa reta final de 2023 será essencial para nossa operação”, pontua Miguel Gularte, CEO da BRF.
Aumento da demanda
O segmento de proteína animal, particularmente a carne de frango, principal produto da BRF, apresenta perspectivas favoráveis para o médio prazo. A principal razão é o aumento previsto para a população mundial, que deve chegar a 10 bilhões de habitantes até 2050, demandando mais alimentos. Além disso, o consumo de refeições prontas vem aumentando no Brasil e tem grande potencial expansão, o que contribui para a estratégia da BRF de oferecer produtos de alto valor agregado.
Continua depois da publicidade
Além disso, em muitos países, tem havido recuperação de poder de compra das fatias de renda mais baixas da população, o que favorece o consumo de proteína animal. Estimativas de mercado apontam para um crescimento anual médio de 1,4% no consumo de frango e de 0,8% no de carne de suínos nos próximos anos. No Oriente Médio, onde a BRF tem atuação, há projeção de crescimento do consumo de proteína animal, com destaque para a proteína de aves (2,5%) até 2028.
Presença mundial
Com quase 90 anos de história e um firme compromisso com a segurança, qualidade e integridade em todas as suas operações e produtos, a BRF está presente em 127 países do Oriente Médio, Ásia, Américas e África. A companhia é líder de vendas nas categorias em que atua no Brasil. No mercado Halal, que engloba produtos que seguem os preceitos das leis islâmicas, é líder na Turquia e em países do Golfo Pérsico.
Continua depois da publicidade
Um dos destaques da companhia é a força de suas marcas, incluindo a marca de alimentos mais valiosa do Brasil (Sadia), a mais vendida e escolhida (Perdigão) e a preferida no segmento de margarinas (Qualy). Entre as marcas da companhia que fazem sucesso no exterior, encontram-se a Banvit, top of mind na Turquia, onde detém 20,2% do mercado, e a Sadia Halal, com 36,7% de market share nos países que compõem o Conselho de Cooperação do Golfo Pérsico (GCC).
Essa posição se reflete nos resultados de vendas. No Brasil, onde é líder de mercado em todas as categorias em que atua e tem 40% de participação no segmento de alimentos processados, a BRF alcançou R$ 27 bilhões de receita líquida no ano passado. No exterior, esse número chegou a R$ 24 bilhões, e a BRF se manteve como a maior exportadora de aves para o Oriente Médio e o Japão e de suínos para a China.
O sistema de produção é outro ponto forte da BRF. A empresa possui mais de vinte fábricas de ração para aves e suínos e mais de 9.500 produtores integrados no Brasil, que produziram 1,6 bilhão de frangos, 10,9 milhões de perus e 9,44 milhões de suínos no ano passado. Tem também 38 indústrias de alimentos, 53 centros de distribuição e dois centros de inovação no Brasil, além de seis fábricas no exterior. Ao todo, emprega quase 100 mil colaboradores de 89 nacionalidades.
A capacidade de distribuição e logística é mais um destaque. Com uma frota de 10,5 mil veículos, a BRF realiza cerca de 500 mil entregas por mês no País, atendendo a 98% dos municípios brasileiros. Nos países do GCC e na Turquia, a estrutura inclui 20 centros de distribuição, 28 transit points e cerca de 700 caminhões, que entregam cerca de 68 mil toneladas de produtos por mês para mais de 50 mil clientes.
Além da busca de eficiência, a companhia vem adotando uma série de ações para fortalecer ainda mais a sua operação, incluindo medidas para aumentar exportações por meio de habilitações em países estratégicos, ampliar a liderança em segmentos de alto valor agregado, além de empregar ferramentas digitais e outras tecnologias inovadoras em todas as etapas da sua operação.
A BRF tem investido em soluções que utilizam estatística avançada e tecnologias emergentes, como inteligência cognitiva, internet das coisas (IoT), machine learning e advanced analytics, com vários resultados concretos. Um exemplo é a utilização de modelos preditivos e algoritmos de machine learning para predição do peso médio de frangos para abate, permitindo um planejamento mais eficaz e rentável. Além disso, a empresa implementou soluções digitais em 26 unidades fabris no Brasil em 2022, elevando o padrão de gestão de dados, rastreabilidade e otimização da rotina de trabalho.
ESG
Na agenda de sustentabilidade (ESG), a BRF também segue avançando. Tem como compromisso público garantir até 2025 a rastreabilidade de 100% dos grãos provenientes da Amazônia e do Cerrado. Entre 2022 e 2023, a empresa progrediu nos índices: já atingiu 100% de rastreabilidade dos fornecedores diretos e 75% dos indiretos, a partir do uso de tecnologia geoespacial e ciência de dados.
A Companhia foi reconhecida no ranking Merco Responsabilidade ESG, onde figurou entre as TOP 5 empresas de alimentos e a 1ª do seguimento de proteínas. Em linha com a estratégia Net Zero, o portfólio de Sadia passou a contar com três novos produtos carbono zero. A partir de 2023, a Companhia se comprometeu a adotar o modelo livre de gaiolas para o alojamento de matrizes suínas em todos os novos projetos, reforçando seu compromisso com o bem-estar animal.
Além disso, as ambições da BRF envolvem atuar em sinergia com os parceiros no sentido de impactar positivamente as comunidades; inovar e obter soluções sustentáveis para desafios globais; promover o bem-estar animal; ser uma empresa cada dia mais inclusiva, plural e diversa; preservar o meio ambiente e ser eco eficiente.