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A Ecorodovias (ECOR3) registrou lucro líquido recorrente de R$ 69,3 milhões no quarto trimestre de 2021, alta de 25,5% na comparação anual.
Segundo a companhia, o resultado foi impactado, principalmente, pela provisão para manutenção, em função da revisão do cronograma de obras futuras no qual foram identificados melhorias das intervenções de obras e pelo resultado financeiro.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado caiu 1%, totalizando R$ 544,7 milhões.
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Já a margem Ebitda (Ebitda sobre receita líquida) ajustada atingiu 62,4% no período, baixa de 3,7 p.p. frente a margem registrada em 4T20.
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A empresa explica que o desempenho foi afetado, principalmente, pelo encerramento dos contratos de concessão da Ecocataratas e Ecovia Caminho do Mar em novembro de 2021, gastos da Ecovias do Araguaia que ainda não iniciou a cobrança de pedágio e ao incremento em serviços de terceiros no segmento de Serviços e Holding devido aos gastos com consultoria e assessoria técnica/jurídica em função dos estudos de novos negócios para os leilões da Dutra, Triângulo Mineiro, CRT e concessões do Paraná e consultoria corporativa especializada cujo objetivo foi reavaliar o modelo operacional e propor ações para aprimorar a competitividade e o crescimento sustentável.
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A receita líquida ajustada somou R$ 872,5 milhões entre outubro e dezembro do ano passado, alta de 4,9% na comparação com igual etapa de 2020.
Endividamento e investimentos
A dívida líquida da companhia ficou em R$ 7,646 bilhões no final de dezembro de 2021, crescimento de 10,2% em relação ao mesmo período de 2020.
O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 3,3 vezes em dezembro/21, queda de 0,1 vez em relação ao mesmo período de 2020.
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Já o caixa disponível da Ecorodovias cresceu 52,1% no 4T21, para R$ 2,313 bilhões. O Capex totalizou R$ 1,275 bilhão no trimestre, contra R$ 337,6 milhões em igual etapa de 2020.
Os principais investimentos (nas concessões rodoviárias) destinaram-se à obras de duplicação e conservação especial de pavimento na Eco135 e Eco050 e obras de conservação especial de pavimento na Ecovias do Cerrado.
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