Dow Jones Futuro tem leve alta com tarifas de Trump no radar

Investidores aguardam os dados de confiança do consumidor dos EUA

Felipe Moreira

(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

Os índices futuros de Nova York operam sem direção única nesta terça-feira (25), em meio a preocupações contínuas sobre a guerra comercial do presidente dos EUA, Donald Trump, com os seus principais parceiros comerciais. Trump declarou na segunda-feira que as tarifas sobre o Canadá e o México serão implementadas assim que o período de atraso de um mês terminar na semana que vem.

O sentimento no mercado também azedou depois que o presidente disse a um comitê do governo para conter os gastos chineses em tecnologia, energia e outros setores estratégicos americanos.

Trump aprofundou ainda mais a divisão em Washington com seus aliados sobre a Ucrânia, ao retirar a condenação dos EUA à invasão russa de 2022 nas Nações Unidas e entre os países do G7, enquanto busca encerrar a guerra em termos favoráveis a Moscou.

Estados Unidos

Na frente de dados, os investidores voltam a atenção para os dados de confiança do consumidor dos EUA, que serão divulgados na terça-feira às 12h (horário de Brasília). Economistas consultados pela Dow Jones esperam que o índice de confiança do consumidor do Conference Board registre 102,3 em fevereiro, abaixo dos 104,1 do mês anterior.

O relatório antecede uma série de outros dados econômicos previstos para o fim da semana, incluindo a leitura do índice de preços de gastos com consumo pessoal (PCE) de janeiro, na sexta-feira. O PCE é o indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed).

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Continua depois da publicidade

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam majoritariamente em baixa após a queda de Wall Street durante a noite. As ameaças tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump, aumentaram a aversão ao risco, enquanto os investidores também analisavam a decisão do Banco da Coreia sobre a taxa de juros.

O banco central da Coreia do Sul cortou as taxas de 3% para 2,75%, conforme se esforça para estimular sua economia em desaceleração.

Europa

Os mercados europeus operam de forma mista, à medida que o sentimento de desânimo se espalha pela região.

Continua depois da publicidade

Os lucros corporativos vêm da Fresenius Medical Care, Smith & Nephew, Heidelberg Materials e Alcon.

Em relação aos indicadores econômicos, uma visão mais detalhada do PIB da Alemanha no quarto trimestre será divulgada na terça-feira.

Commodities

Os preços do petróleo sobem com sanções dos EUA ao Irã aumentando as preocupações com o fornecimento.

Continua depois da publicidade

As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho, com recuperação de embarques e impostos sobre aço chinês.

Bitcoin

O Bitcoin caiu pelo terceiro dia, enquanto o Ether e muitas das altcoins de maior perfil, como Solana e Dogecoin, também permaneceram sob pressão, pois os investidores se voltaram para outros lugares, com o setor ainda se recuperando após seu maior hack da semana passada.

(Com Reuters e Bloomberg)