Dow Jones Futuro sobe em semana marcada por payroll e resultados das “7 Magníficas”

Petróleo desaba mais de 4% depois que ataques retaliatórios de Israel contra o Irã evitaram instalações de petróleo

Felipe Moreira

Publicidade

A sessão desta segunda-feira (28) é de ganhos para os principais índices do pré-mercado americano, no início de uma semana que será pautada pelo relatório de empregos (payroll) dos EUA, enquanto cinco das “Sete Magníficas” divulgam resultados trimestrais: a Alphabet (GOOG), controladora do Google, na terça-feira, a Microsoft (MSFT) e a Meta Platforms (META), controladora do Facebook, na quarta, e a Apple (APPL) e a Amazon (AMZN), na quinta.

Os traders também estão atentos a uma série de dados econômicos importantes nesta semana, incluindo o índice de preços de despesas de consumo pessoal, ou PCE, de setembro, previsto para quinta-feira; uma leitura preliminar do produto interno bruto (PIB) do terceiro trimestre, prevista para quarta-feira; e o relatório sobre a oferta de empregos (JOLTS), na terça-feira.

Estados Unidos

Tanto o Dow quanto o S&P quebraram uma sequência de seis semanas de ganhos, mas o Nasdaq conseguiu sua sétima semana positiva consecutiva.

Continua depois da publicidade

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta, com destaque para os ganhos do Nikkei, do Japão, sustentado por um iene fraco em meio à incerteza política, já que o partido governista LDP perdeu sua maioria parlamentar, enquanto o Partido Democrático Constitucional da oposição e o Partido Democrático para o Povo obtiveram ganhos significativos nesta eleição.

As ações chinesas subiram apesar dos lucros das empresas industriais despencarem em setembro, um desafio para a economia, já que as pressões deflacionárias minam a força das finanças corporativas. Enquanto isso, o banco central da China lançou uma nova ferramenta de empréstimo hoje cedo para injetar mais liquidez no mercado e dar suporte ao fluxo de crédito antes do vencimento de trilhões de yuans em empréstimos no final de 2024.

Continua depois da publicidade

Europa

Os mercados europeus operam em alta, enquanto os investidores analisavam a situação geopolítica no Oriente Médio, depois que os ataques aéreos de Israel contra o Irã no fim de semana não tiveram como alvo instalações de petróleo ou nucleares, como temido.

A semana ainda terá como destaque a publicação dos orçamentos do Reino Unido e da zona do euro.

Commodities

Os preços do petróleo recuavam mais de 4% após o ataque de Israel ao Irã não ter interrompido o fornecimento da commodity. O Irã disse que sua indústria petrolífera estava operando normalmente após os ataques de Israel a alvos militares em todo o país.

Continua depois da publicidade

As cotações do minério de ferro na China fecharam com forte alta, uma vez que uma série de novos estímulos da China ofuscou as preocupações sobre a fraca recuperação econômica do principal consumidor e a demanda por aço.

O minério de ferro de referência SZZFZ4 para dezembro na Bolsa de Cingapura subia 2,52%, a US$ 103,85 a tonelada.

Bitcoin

(Com Reuters)

Planilha

Resultados do 3º trimestre

Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.