Dow Jones Futuro registra queda, mas caminha para ganho semanal

Mercados europeus registram alta na retomada das operações após o feriado prolongado de Natal

Equipe InfoMoney

Operadores na bolsa de Nova York 04/04/2024. REUTERS/Andrew Kelly
Operadores na bolsa de Nova York 04/04/2024. REUTERS/Andrew Kelly

Publicidade

Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta manhã de sexta-feira (27), mas caminham para encerrar a semana no campo positivo, em mais uma sessão marcada por uma agenda esvaziada e baixa liquidez.

Os três principais índices dos EUA apresentam ganhos semanais até o momento, após registrarem fortes altas consecutivas no início da semana. O S&P 500 acumula alta de 1,8% nesta semana, enquanto o Dow Jones avança 1,1%. Já o Nasdaq Composite, impulsionado por valorização de ações de tecnologia de megacapitalização, sobe 2,3%.

Estados Unidos

Na véspera, os pedidos recorrentes de seguro-desemprego nos EUA atingiram o maior nível em mais de três anos, aumentando os sinais de que está demorando mais para que pessoas desempregadas encontrem um emprego. Os pedidos iniciais, enquanto isso, caíram para 219.000 na semana encerrada em 21 de dezembro.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta em sua maioria, com alguns mercados retornando do feriado do Boxing Day e investidores avaliando dados econômicos da região.

As ações em Tóquio saltaram depois que o iene caiu para uma baixa de cinco meses de 158 por dólar na sessão anterior, após os comentários do governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, na quarta-feira, que evitou dar um sinal claro sobre as taxas de juros no próximo mês.

Continua depois da publicidade

A moeda japonesa se recuperou ligeiramente na sexta-feira, depois que o Ministro das Finanças Katsunobu Kato disse que o governo tomará medidas apropriadas contra movimentos excessivos no mercado de câmbio. Dados divulgados na sexta-feira também mostraram que a inflação em Tóquio acelerou pelo segundo mês, com as vendas no varejo também superando as estimativas.

Já os lucros industriais da China registraram queda pelo quarto mês consecutivo, com um recuo de 7,3% em novembro na comparação anual, indicando que as medidas de estímulo adotadas por Pequim ainda não foram suficientes para conter de forma significativa a redução nos ganhos corporativos.

Europa

Os mercados europeus registram alta na retomada das operações após o feriado prolongado de Natal.

Continua depois da publicidade

Na frente de dados, Espanha e Noruega devem publicar seus números de vendas no varejo de novembro na sexta-feira.

Commodities

Os preços do petróleo estão em alta, impulsionados pelo otimismo de que os esforços de estímulo econômico favorecerão a recuperação da China, maior importador global da commodity.

As cotações do minério de ferro na China recuaram para o menor nível em mais de cinco semanas, enquanto os lucros industriais fracos na China destacaram a fraqueza econômica do país.

Continua depois da publicidade

Bitcoin

(Com Reuters)