Dow Jones Futuro inicia dezembro em baixa, com foco nos dados do mercado de trabalho

Mercado estará atento à divulgação de importantes indicadores do mercado de trabalho nos EUA, que incluem o relatório JOLTS, o ADP de emprego privado e o payroll

Felipe Moreira

Foto: Reuters
Foto: Reuters

Publicidade

A primeira sessão de dezembro começou com perdas no pré-mercado americano, à medida que investidores se preparam para a divulgação, ao longo da semana, de importantes indicadores do mercado de trabalho, como o relatório JOLTS, o relatório ADP de emprego privado e o relatório de emprego dos Estados Unidos (payroll).

Além dos dados do mercado de trabalho, será divulgado o Livro Bege, na quarta-feira às 16h. O documento oferece uma análise detalhada sobre as condições econômicas em cada distrito do Federal Reserve.

Nesta segunda-feira, estão previstos dados sobre gastos com manufatura e construção, além dos discursos do governador do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller, e do presidente do Fed de Nova York, John Williams.

Continua depois da publicidade

Estados Unidos

O dólar subia em meio à fraqueza do euro e do iene, enquanto os investidores digeriam as tensões políticas na França e uma recuperação nos rendimentos dos títulos do Tesouro americano (Treasuries).

A divisa americana ganhou ainda mais suporte com os comentários de Donald Trump, que afirmou que os BRICS — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — não deveriam criar uma moeda para rivalizar com o dólar, reforçando a agenda “America First” do presidente eleito dos EUA.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Continua depois da publicidade

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta, com sinais de estabilização econômica na China. A atividade manufatureira na segunda maior economia do mundo cresceu pelo segundo mês consecutivo em novembro, de acordo com uma pesquisa privada nesta segunda-feira.

As vendas no varejo da Austrália, por sua vez, aumentaram 3,4% em outubro, o maior aumento anual desde maio de 2023.

Europa

Os mercados europeus operam em baixa, com atenção para os números do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria europeia e o produto interno bruto (PIB) italiano, enquanto monitoram os movimentos da fabricante de Jeep, Stellantis, depois que seu CEO Carlos Tavares renunciou inesperadamente no fim de semana. A ação da companhia chegou a cair 8,9% na sessão. No ano, as perdas são de 46%.

Continua depois da publicidade

O euro recuava depois que o partido de extrema direita da França ameaçou derrubar o governo em meio a um impasse sobre o orçamento do país.

Os preços dos imóveis no Reino Unido subiram 1,2% no comparativo mensal em novembro, bem acima da previsão de ganho de 0,2% em uma pesquisa da Reuters com economistas. O crescimento anual dos preços dos imóveis saltou de 2,4% em outubro para 3,7%, marcando a maior taxa em dois anos.

Commodities

Os preços do petróleo sobem impulsionados pelo otimismo em relação à atividade industrial na China e pela retomada dos ataques de Israel ao Líbano, mesmo após o acordo de cessar-fogo, intensificando as tensões no Oriente Médio.

Continua depois da publicidade

Já as cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, apoiados por dados industriais otimistas no principal mercado consumidor da China, mas sinais de demanda fraca limitaram os ganhos.

O minério de ferro de referência SZZFF5 para janeiro na Bolsa de Cingapura subiu 0,41%, para US$ 104,45 a tonelada.

Bitcoin

(Com Reuters)

SÉRIE GRATUITA

Curso de Fundos Imobiliários

Minicurso Renda Extra Imobiliária ensina como buscar uma renda passiva com Fundos Imobiliários começando com pouco