Dow Jones Futuro avança enquanto investimentos IA compensam riscos tarifários

Trump anunciou uma joint venture chamada “Stargate”, com OpenAI, Oracle e Softbank para investir cerca de US$ 500 bilhões em infraestrutura de IA nos EUA

Felipe Moreira

(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta quarta-feira (22), com o otimismo em relação a mais gastos com inteligência artificial (IA) no governo de Donald Trump compensando as incertezas sobre tarifas iminentes.

Trump anunciou uma joint venture chamada “Stargate”, com OpenAI, Oracle e Softbank para investir cerca de US$ 500 bilhões em infraestrutura de IA nos Estados Unidos.

O anúncio no segundo dia de mandato de Trump ocorre após a reversão da decreto do ex-presidente Joe Biden sobre IA, que tinha como objetivo reduzir os riscos que a inteligência artificial representa para os consumidores, trabalhadores e segurança nacional.

Estados Unidos

As ações da Netflix subiram mais de 14% nas negociações após o expediente, depois que a gigante do streaming ultrapassou 300 milhões de assinaturas pagas. Já a United Airlines avançou mais de 3% depois que a operadora aérea divulgou uma perspectiva otimista e divulgou resultados do quarto trimestre que superaram as expectativas.

A temporada de balanços segue firme com a divulgação dos resultados de Procter & Gamble, Johnson & Johnson, Halliburton e GE Vernova.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Continua depois da publicidade

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em baixa, com as ações chinesas em queda após os comentários do presidente Donald Trump sobre a imposição de uma tarifa de 10% à China.

Europa

Os mercados europeus operam em alta, com investidores à espera de comentários da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. Outras participações de autoridades do BCE incluem o membro do Conselho de Governadores, François Villeroy de Galhau, que discutirá taxas de juros.

Os agentes do mercado avaliam que o BCE está praticamente certo de reduzir sua taxa de juros de política monetária em 25 pontos-base na próxima semana. No entanto, a dúvida para muitos é até que ponto essa taxa pode cair. Prever a taxa terminal não será tarefa fácil, considerando que a inflação permanece acima da meta do BCE, enquanto os ventos contrários ao crescimento estão se intensificando devido à política “America First” de Trump, que mira tanto aliados quanto adversários.

Continua depois da publicidade

Commodities

Os preços do petróleo operam em baixa, enquanto investidores avaliavam a declaração de emergência energética nacional feita pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em seu primeiro dia no cargo e seu impacto no fornecimento.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, interrompendo uma sequência de nove altas, devido a preocupações sobre a imposição de tarifas mais altas pelos EUA às importações chinesas.

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)