Dow Jones Futuro tem leve alta antes de dados de atividade econômica e falas do Fed

Após o corte de juros da semana passada, os investidores estão aguardando comentários de integrantes do Fed

Felipe Moreira

Publicidade

A recente redução dos juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) continua a impulsionar o otimismo no mercado, com os índices futuros de Nova York operando em leve alta nesta segunda-feira (23).

A divulgação de dados do Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria e de serviços dos Estados Unidos, juntamente com falas de autoridades do Fed, devem guiar as expectativas sobre os próximos passos da política monetária americana.

Discursos do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, do presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, e do presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, estão previstos para esta segunda.

Estados Unidos

Na sexta-feira, os agentes do mercado aguardam pela métrica de preço preferencial do Fed e dados sobre gastos e renda pessoal dos EUA para mais pistas sobre a força da economia após o corte de 50 pontos-base na taxa da semana passada.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta em sua maioria, enquanto os investidores assimilavam as decisões de juros do Japão e da China, bem como o corte de juros do Fed na semana passada.

Continua depois da publicidade

Dados da última sexta-feira mostraram que a taxa de desemprego juvenil na China aumentou pelo segundo mês consecutivo, atingindo seu nível mais alto neste ano, à medida que o mercado de trabalho esfria em meio ao enfraquecimento da economia.

Apesar dos crescentes apelos por taxas de juros mais baixas, o Banco Popular da China deixou suas principais taxas de juros inalteradas na sexta-feira.

Europa

Os mercados europeus operam mistos, com dados de atividade empresarial da Alemanha e da França apontando novos declínios nas duas maiores economias da região.

Continua depois da publicidade

A atividade empresarial da Alemanha contraiu em setembro, com o PMI composto preliminar do HCOB caindo de 48,4 em agosto para 47,2 em setembro, uma baixa de sete meses. Já o PMI da França caiu para 47,4, uma baixa de oito meses e muito abaixo da previsão da Reuters de 50,6 — e abaixo dos 53,1 em agosto.

Commodities

Os preços do petróleo operam com leve alta, com preocupações de que o conflito no Oriente Médio possa afetar a oferta na principal região produtora e expectativas de que o corte da taxa de juros dos EUA na semana passada apoiará a demanda.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em queda, à medida que investidores avaliam as perspectivas de demanda da China em meio a uma recuperação econômica desigual e uma oferta mais forte em comparação com novas medidas de flexibilização monetária do maior consumidor do mundo.

Continua depois da publicidade

Já o minério de ferro de referência SZZFV4 para outubro na Bolsa de Cingapura caiu 2,31%, a US$ 81,55 a tonelada.

Bitcoin

(Com Reuters)