Dona de chinesa Temu perde US$ 55 bilhões em valor de mercado

Economia da China, a persistente fraqueza do setor imobiliário no país e as altas taxas de desemprego entre os jovens chineses levaram os consumidores a reduzirem suas compras

Reuters

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(Reuters) – A PDD Holdings, controladora da varejista online chinesa Temu, divulgou resultado trimestral abaixo do esperado e os comentários pessimistas dos executivos sobre a concorrência doméstica e a perspectiva global da empresa fizeram com que suas ações caíssem mais de 28% nesta terça-feira.

A maior queda no valor das ações da empresa desde que foi listada nos Estados Unidos em 2018 eliminou quase 55 bilhões de dólares no valor de mercado da companhia. Além da Temu, a PDD opera a marca de varejo de descontos Pinduoduo na China.

“Estamos vendo muitos novos desafios pela frente, desde a mudança na demanda dos consumidores, a intensificação da concorrência e as incertezas no ambiente global”, disse o copresidente executivo, Chen Lei, a analistas após os resultados.

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“Entraremos em uma nova fase de desenvolvimento de alta qualidade que exige maiores investimentos e, como resultado, nossa lucratividade será afetada”, acrescentou.

A economia da China, a persistente fraqueza do setor imobiliário no país e as altas taxas de desemprego entre os jovens chineses levaram os consumidores a reduzirem suas compras, pesando sobre os setores de varejo e comércio eletrônico e provocando uma competição acirrada por participação de mercado entre os gigantes do comércio eletrônico locais.

Embora os preços baixos da Pinduoduo e os grandes descontos em tudo, de produtos de limpeza a fones de ouvido, tenham atraído compradores preocupados com o custo, os principais rivais, como o Alibaba e a JD.com, também ofereceram grandes promoções em suas próprias plataformas, aumentando a pressão competitiva sobre a PDD.

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“Olhando para o futuro, o crescimento da receita inevitavelmente enfrentará pressão devido à intensificação da concorrência e aos desafios externos”, disse o vice-presidente de finanças da PDD, Jun Liu.

Os analistas da Huatai Securities disseram que os comentários dos executivos da PDD sobre a concorrência apontam diretamente para o fato do Alibaba ter ganhado impulso nos últimos trimestres com sua estratégia de preços baixos.

O analista do UBS Kenneth Fong disse que embora a Pinduoduo esteja apresentando um bom desempenho, com bom crescimento e lucratividade, apesar do ambiente de comércio eletrônico doméstico altamente competitivo, o tom da administração soou confuso para os investidores.

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“Os investidores não têm certeza se a Pinduoduo vê o que nós não vemos ou se é excessivamente conservadora em um ambiente macro incerto”, disse Fong, acrescentando que a margem da plataforma internacional Temu estava parecendo mais positiva e provavelmente atingirá o ponto de equilíbrio no quarto trimestre.

Vinci Zhang, analista da M Science, concordou que as perspectivas da administração da PDD pareceram “muito pessimistas”.

“Sabemos que há uma desaceleração nos gastos dos consumidores, mas havia a esperança de que talvez a PDD, por ter uma plataforma de produtos econômicos com ofertas mais baratas, pudesse capturar essa desaceleração, mas acontece que eles também estão perdendo”, disse Zhang.

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O co presidente-executivo Chen disse que os consumidores estão cada vez mais optando por gastar em experiências em vez de bens materiais e que há uma “ênfase crescente no consumo racional”.

O gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba não cumpriu as estimativas de mercado para a receita no início deste mês, prejudicado por vendas domésticas mais fracas, enquanto a receita trimestral da JD.com cresceu apenas 1,2%.

As ações de ambas as empresas listadas nos EUA também caíram após a divulgação dos resultados da PDD.

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A PDD teve receita de 97,06 bilhões de iuans (13,64 bilhões de dólares) no segundo trimestre, em comparação com a estimativa média dos analistas de 100 bilhões de iuans, de acordo com dados da Lseg.

As despesas operacionais aumentaram 48% nos três meses encerrados em 30 de junho, já que a empresa investiu em marketing, publicidade e promoções para atrair compradores.

Os custos gerais e administrativos mais do que triplicaram no trimestre, chegando a 1,84 bilhão de iuans, devido às despesas relacionadas à equipe.