Conteúdo editorial apoiado por

Dona da iFood compra controladora do Decolar por US$ 1,7 bilhão

Aquisição se soma ao portfólio de e-commerce da Prosus na América Latina, que também tem OLX e Sympla

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) A Prosus está adquirindo a agência de viagens online Despegar.com por US$ 1,7 bilhão, ao passo em que a investidora de tecnologia holandesa busca expandir sua presença no comércio online na América Latina.

O conselho da Despegar aprovou a oferta de US$ 19,50 por ação, um prêmio de 33% em relação ao preço de fechamento em 20 de dezembro, disse a Prosus em comunicado na segunda-feira.

“Esta aquisição demonstra nossa estratégia de gerar valor criando ecossistemas de alta qualidade de negócios de tecnologia complementares”, disse o CEO da Prosus, Fabricio Bloisi. “Vamos acelerar o crescimento da Despegar alavancando os extensos pontos de contato com o cliente dentro do nosso portfólio.”

A Prosus foi uma das primeiras investidoras na Tencent Holdings, e agora está vasculhando o globo em busca de empresas, num esforço para replicar seu sucesso com a empresa de internet chinesa. Bloisi, que antes de assumir o comando da Prosus em julho estava à frente do iFood na América Latina, pode ganhar um pacote de pagamento de US$ 100 milhões se conseguir dobrar o valor da empresa em quatro anos.

Leia mais:

O grupo vendeu alguns investimentos desde que Bloisi assumiu, incluindo uma participação na empresa indiana de entrega de comida online Swiggy durante sua oferta pública inicial de ações (IPO) e a participação na chinesa Trip.com, por cerca de US$ 1,5 bilhão. Esta é sua primeira grande aquisição sob a gestão de Bloisi, embora mais negócios sejam esperados, já que ele busca um crescimento rápido.

Continua depois da publicidade

A Despegar opera em dezenove países e processa mais de 9,5 milhões de transações por ano. A empresa teve US$ 5,3 bilhões em reservas brutas em seu ano fiscal de 2023.

O acordo, que deve ser fechado durante o segundo trimestre de 2025, pendente de aprovação regulatória, será adicionado ao portfólio de e-commerce da Prosus na América Latina, onde a holding também possui o negócio de classificados OLX, o iFood e a plataforma de eventos Sympla.

Após a conclusão, o grupo terá cerca de 100 milhões de clientes e mais de US$ 500 milhões em ganhos de e-commerce antes de juros e impostos na América Latina, de acordo com um comunicado.

Continua depois da publicidade

A Prosus redobrou seus esforços para implantar o capital da empresa, com foco em setores que incluem venda de alimentos online, classificados, pagamentos e fintech, disse o diretor de investimentos e presidente da Prosus, Ervin Tu, à Bloomberg no mês passado.

A Prosus, por meio da Naspers, fez um investimento de grande sucesso na Tencent em 2001, quando pagou US$ 34 milhões por quase metade da empresa. Hoje, ela possui cerca de um quarto da empresa, que tem um valor de mercado de cerca de US$ 480 bilhões.

O investimento do grupo na gigante de tecnologia chinesa distorceu o preço das ações da Prosus e criou uma lacuna entre o valor da participação e o restante dos negócios do grupo.