Publicidade
SÃO PAULO – Mantendo o movimento de queda apontado na abertura, o dólar comercial opera em baixa de 0,36%, valendo R$ 1,783 na venda. No câmbio internacional, a moeda perde valor diante do euro (-0,26%), do iene (-0,52%), da libra (-0,26%) e do franco suíço (-0,17%).
Segundo especialista, o corte dos ratings de nove países da Zona do Euro pela S&P anunciado na sexta-feira (13) já era previsto pelo mercado de câmbio internacional, o que se reflete por aqui. “A moeda europeia não foi tão afetada assim. Isso [o corte] já estava precificado. Parte da queda do euro já era pensando na possibilidade do rebaixamento”, explica o gerente da mesa de operações do Banco Confidence, Felipe Pellegrini.
Sendo assim, nesta manhã, o governo francês, realizou seu primeiro teste no mercado de dívida pública desde que teve seu rating cortado pela S&P. O país vendeu € 8,59 bilhões em títulos do Tesouro com taxas menores em relação aos níveis vistos na última semana.
Quanto você precisa para viver de Dividendos?
Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.
Outro fator lembrado por Pellegrini que contribui para este movimento é o feriado de Martin Luther King nos EUA. “O volume de negócios será menor que o normal”, diz.
Indicadores
Com os Estados Unidos fora do foco dos investidores, a agenda econômica doméstica ganha relevância nesta segunda-feira. O Banco Central divulgou o Relatório Focus, que reduziu quase todas as projeções semanais e trouxe as primeiras expectativas para 2013. O BC reportou ainda os dados do IBC-Br, que apontou queda mensal de 0,16% em novembro.
A FGV (Fundação Getulio Vargas) anunciou a segunda prévia do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) de janeiro, que registrou variação de 0,97%. Por fim, o Ministério de Comércio Exterior reportará os resultados da balança comercial.