Publicidade
São PAULO – Encerrando uma semana de altas, o dólar inicia os trabalhos desta sexta-feira (12) em movimento contrário, caindo 0,69%, cotado a R$ 1,6128.
Em raro momento de queda registrado nos últimos cinco dias, a divisa norte-americana parece reagir às boas notícias que sopram dos mercados norte-americanos e europeu.
Na véspera, o alento veio com a divulgação do pedidos de auxílio desemprego dos EUA, o Initial Claims, que apontou queda na medição divulgada nesta quinta-feira (11). O resultado pode ser um bom sinal de que os americanos seguem em seus empregos e movimentando a economia.
Na mesma mão, na Europa, medidas que pretendem evitar a especulação no mercado, foram anunciadas. Os mercados acionários na França, Espanha, Itália e Bélgica estão proibidos de vender ações a descoberto.
A operação especulativa consiste em o operador vender uma ação que lhe foi emprestada na expectativa de que o preço caia. Se isso acontecer, ele recompra o papel lucrando a diferença.
De certo modo, esta valorização do real frente ao dólar ignora os dados divulgados nesta sexta-feira da economia francesa, que mostram que o país não cresceu como o esperado entre abril e junho deste ano. A economia da França ficou estável, frente as projeções de incremento da ordem de 0,3%. Sinal de que o francês cortou gastos e está mais pão duro.
Continua depois da publicidade
Neste sentido, segundo analsitas, ao longo do dia poderá ser observada a redução da aversão ao risco impondo a depreciação do dólar frente às demais moedas, o que já ocorre em relação ao real.
Indicadores
Sem agenda interna nesta sexta-feira, os investidores se voltam para a agenda externa. Nos Estados Unidos, foi divulgado o Retail Sales, relatório que mede as vendas totais do mercado varejista.
O indicador apontou crescimento de 0,5% no volume das vendas ao mercado varejista norte-americano durante o mês de junho, ficando em linha com as expectativas dos analistas para o período. Já o Retail Sales ex-Auto, que exclui o item Automóveis, veio ligeiramente melhor que a projeção de 0,2% dos analistas.
Continua depois da publicidade
Ainda nesta sexta e também nos EUA, será divulgado o Michigan Sentiment, índice que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana. Por fim, será revelado o Business Inventories, indicador que aponta o nível de vendas e de estoques das indústrias e dos setores de atacado e varejo com base no mês vigente.