Dólar digital pode agilizar pagamentos, diz DTCC

A empresa está testando, ao lado de grandes bancos, o uso de um dólar digital em transações no atacado

CoinDesk

Publicidade

Um dólar digital poderia agilizar os acordos para tornar os mercados financeiros mais eficientes, de acordo com um relatório publicado nesta quarta-feira (30) pela Depository Trust & Clearing Corp, empresa que presta serviços de compensações no mercado de ações dos Estados Unidos.

A DTCC disse que seu relatório é a primeira investigação do setor privado sobre o que uma moeda digital do banco central (CBDC) significaria para os mercados financeiros pós-negociação – a infraestrutura que processa negociações de valores mobiliários após o acordo de preço.

“Essa nova iniciativa representa a essência da inovação. Devemos esperar que a transformação digital remodele os mercados e a estrutura do mercado nos próximos anos”, disse a diretora-gerente da DTCC, Jennifer Peve, em comunicado, referindo-se a um programa realizado com a organização sem fins lucrativos Digital Dollar Project e grandes bancos, como Citigroup, Bank of America e State Street,  para testar o uso de um dólar digital nos mercados financeiros.

Continua depois da publicidade

“Uma CBDC dos EUA deve ser cuidadosamente explorada em consulta com as principais partes interessadas nos setores público e privado”, disse Jennifer.

Uma moeda digital do BC poderia ajudar a acelerar a liquidação, em parte automatizando os relatórios que a DTCC deve enviar ao Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), segundo o relatório. A empresa citou evidências de que uma blockchain  poderia economizar bilhões de dólares por ano, simplificando a forma como as negociações são confirmadas e reconciliadas.

Em agosto, a DTCC anunciou que estava processando até 160.000 negociações por dia em uma blockchain por meio de uma iniciativa chamada Project Ion. O Bank for International Settlements (BIS) disse que nove em cada dez bancos centrais do mundo estão olhando para uma CBDC, embora o presidente do Fed, Jerome Powell, tenha sugerido que não tem pressa em emitir um dólar digital.

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil