Conteúdo editorial apoiado por

Doji: o que é esse padrão de candlestick

Doji é um padrão de candle formado quando o preço de abertura e o preço de fechamento em um determinado período (tempo gráfico) são iguais

Bruno Nadai

Publicidade

Doji é um padrão de candle formado quando o preço de abertura e o preço de fechamento em um determinado período (tempo gráfico) são iguais. Isso resulta em um corpo de candle muito pequeno ou até mesmo inexistente, com sombras (pavio) superiores e inferiores que podem ser de diferentes comprimentos.

O Doji é importante porque sugere uma indecisão significativa entre compradores e vendedores no mercado durante o período em que ele se forma. Ele indica que, embora houvesse intenções tanto pelo lado dos compradores quanto dos vendedores, o preço acabou retornando próximo ao preço de abertura, refletindo uma falta de direção clara.

A interpretação do Doji pode variar dependendo do contexto do mercado em que ele aparece. Por exemplo, após uma tendência de alta, um Doji pode indicar uma possível reversão de baixa. Enquanto isso, após uma tendência de baixa, pode sinalizar uma possível reversão de alta.

No entanto, é importante confirmar a interpretação do Doji com outros indicadores ou padrões de candlestick para obter uma análise mais precisa do movimento do mercado.

Tipos de Doji

Conheça, agora, as variações do doji:

Star ou estrela

A sombra inferior é basicamente do mesmo tamanho da sombra superior e elas são pequenas. A abertura e o fechamento, portanto, são no meio do candle.

Continua depois da publicidade

Doji: o que é esse padrão de candlestick

No gráfico mensal de USIM5, abaixo, podemos identificar o doji star.

Doji com pernas longas

O preço tem sua abertura e fechamento no centro do doji, com sombra superior e inferior grandes e de mesmo tamanho, significando, assim, que houve uma grande movimentação no mercado tanto para a alta quanto para a baixa. Porém, o fechamento é no mesmo preço que a abertura, sinalizando uma indefinição.

Análise técnica; Análise gráfica

No gráfico diário de VALE3 abaixo podemos identificar o doji com pernas longas.

Continua depois da publicidade

Gravestone ou lápide

O preço abre na mínima do dia, e tem uma movimentação de alta. Porém com a atuação da ponta vendedora, o preço volta e fecha na mínima, ou seja, temos um candle em que o preço de abertura é o mesmo que o de fechamento e o da mínima do dia, havendo somente sobra superior.

Quando esse doji é identificado no topo de uma tendência de alta ele pode ser considerado uma versão de uma estrela cadente e quando identificado no fundo em uma tendência de baixa pode ser considerado uma variação de um martelo invertido.

Ou seja, esse doji quando identificado em topo ou fundo de movimento, pode preceder uma reversão de tendência.

Continua depois da publicidade

candlestick

No gráfico mensal de ITUB4 abaixo podemos identificar o gravestone.

Dragonfly ou Libélula

Este doji é o oposto do gravestone. O preço do ativo abre na máxima do dia e tem uma movimentação de baixa. Porém, com a atuação da ponta compradora, o preço retorna e fecha na máxima do dia, ou seja, temos um candle em que o preço de abertura é o mesmo do de fechamento e da máxima do dia, havendo somente sombra inferior.

Esse pode ser considerado uma versão de homem enforcado quando identificado no topo de uma tendência de alta, e uma versão de martelo quando localizado no fundo de uma tendência de baixa.

Continua depois da publicidade

Esse padrão de doji também pode anteceder uma reversão de tendência.

Doji; candlestick

No gráfico diário de VALE3 abaixo podemos identificar o dragonfly.

Guias de análise técnica: