Publicidade
SÃO PAULO – O banco franco-belga Dexia pode precisar de rápida recapitalização se as condições do mercado piorarem, alertou nesta sexta-feira (10) o governador do banco central da Bélgica, Luc Coene, em entrevista publicada em um jornal nesta sexta-feira.
O problemático banco foi a primeira vítima da crise de dívida da zona do euro no ano passado, quando recebeu resgate da Bélgica, França e Luxemburgo após ter fracassado na estratégia de contrair empréstimo de curto prazo e conceder de longo.
Nos últimos meses, a crise de dívida na zona do euro se intensificou, aumentando os custos de crédito e minando o crescimento no bloco. A expectativa é de que produção da zona do euro tenha caído 0,2% no segundo trimestre, segundo estimativa de 55 analistas em pesquisa da Reuters.
“O Dexia é extremamente vulnerável a todos os movimentos dos mercados financeiros”, disse Coene, que também é conselheiro do Banco Central da Europa, ao jornal L’Echo.
“Se as condições de mercado não permitirem ao Dexia reduzir as perdas, certamente precisará ser recapitalizado, e relativamente rápido”, declarou Coene ao jornal.