Oferecido por

Descubra onde investem os fundos que avançaram mais de 80% no ano passado

Levantamento da Comdinheiro/Nelogica apresenta ranking dos campeões de rentabilidade de 2023; portfólios destacam exposição à big techs, ativos atrelados à Selic e ações brasileiras

MoneyLab

Publicidade

Em momentos nos quais a taxa básica de juros está alta, os investidores tendem a sacar recursos de ativos mais sofisticados e operar com menos risco na renda fixa tradicional. Este foi o cenário que permeou o mercado no ano passado. No entanto, quem enfrentou sobressaltos e manteve parte do patrimônio em alguns veículos com uma boa parcela do portfólio em renda variável colheu lucro superior a 80%.

Entre os fundos que se destacaram no ano passado no quesito rentabilidade, o campeão avançou 84,6%, conforme levantamento feito pela plataforma Comdinheiro, da Nelogica, líder no desenvolvimento de tecnologias para o mercado financeiro na América Latina, que considera fundos de ações, multimercados e renda fixa*. O ranking pode ser conferido abaixo. Vale lembrar que rentabilidade passada não significa rentabilidade futura. Observar o desempenho de um veículo permite avaliar com maior precisão o trabalho dos gestores.

“Os resultados da nossa pesquisa destacam fundos geridos por profissionais que priorizam flexibilidade e buscam ativos fora do mainstream para conseguir surfar nos movimentos do mercado. Trata-se de veículos mais sofisticados, que têm potencial de entregar prêmios excepcionais”, diz Filipe Ferreira, diretor da Nelogica e responsável pela Comdinheiro.

Continua depois da publicidade

Bigtechs

Como campeão de rentabilidade, ao avançar 84,6% de janeiro a dezembro do ano passado, o Itaú Index Us Tech Fic FI, gerido pelo Itaú Asset Management, equilibra o portfólio entre aportes em títulos públicos indexados à Selic e as maiores empresas de tecnologia do mundo. Fazem parte da lista Meta, Apple, Google, Netflix, Amazon e Nvidia.

“A tendência de avanço da inteligência artificial, que se concretizou no ano passado, beneficiou especialmente a Nvidia. A ação da companhia subiu 300% no período. São movimentos como este que impulsionaram o desempenho dos fundos em destaque”, afirma Ferreira.

Continua depois da publicidade

A exposição a ativos internacionais também permeia a carteira do Trend XP INC FIC FIA BDR Nível I, gerido pela XP Asset Management, que subiu 83,6% no ano passado e ocupa a 2ª posição no ranking. A maior parte do portfólio está exposto ao BDR XPBR31 – recibo que representa as ações da XP negociadas na Nasdaq.

Em 5º lugar na lista, o Trend Semicondutores FI MM, também da XP Asset Management, avançou 67% em 2023 e tem parte relevante do portfólio dedicado ao Invesco PHLX Semiconductor ETF, negociado na Nasdaq. O Exchange-Traded Fund (ETF) replica as ações das 30 maiores empresas norte-americanas com foco na produção de  semicondutores – como Intel, Nvidia, Qualcomm e Broadcom.

Ações do Brasil

Continua depois da publicidade

A manutenção de umportfólio extremamente diversificado é marca do Versa Tracker FIM, da gestora Versa, que avançou 69% no ano passado, e ocupa a 4ª colocação no ranking da Comdinheiro. Com participação relevante de Aliansce Sonae Shopping Centers (ALSO3), Neoenergia (NEOE3) e Grupo Energisa (ENGI11), o portfólio reúne ao menos outros 25 papéis.

“Promovemos esses levantamentos para compartilhar também com o investidor uma visão mais panorâmica do mercado”, diz Ferreira. A plataforma da Comdinheiro, voltada para quem administra patrimônios, permite acesso a indicadores e desempenho de ativos do Brasil e do mundo, o que facilita decisões mais assertivas de alocação.

O acesso às informações acontece em tempo real, e as informações podem ser organizadas de maneira customizada para atender à demanda individual de gestoras, escritórios de investimento e Family Offices. “O nosso atendimento é personalizado, além de ser promovido por uma equipe de especialistas em finanças”, diz Ferreira.

Continua depois da publicidade

Mais informações sobre os serviços da plataforma Comdinheiro podem ser acessadas no site.

*O levantamento considera veículos com mais de 1 mil cotistas, e exclui fundos mono e dedicados a criptomoedas.

Sobre a Nelogica

Fundada em 2003, a Nelogica é a maior provedora de tecnologia para investimentos da América Latina. Por meio de suas plataformas, dezenas de milhões de ordens são geradas diariamente nas principais bolsas de valores do mundo. A Nelogica atende hoje milhões de usuários, localizados em mais de 150 países. As soluções são sistemas avançados back to front para análise e negociação eletrônica multiclasse de ativos, como o Profit, líder no mercado de trading no Brasil e a Comdinheiro, referência em análise fundamentalista, gestão de portfólios e consolidação de carteiras de investimentos. Atua ainda provendo outras soluções empresariais como Home Broker, Mobile Broker, Risk Manager, OMS e sistemas de negociação institucionais. 

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.