Publicidade
Com os recentes aumentos nas projeções para a inflação em 2025 e 2026, além da piora do risco fiscal e ruídos vindos de Brasília, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, deve manter a taxa de juros em 10,5% nesta quarta-feira (19).
Segundo Ricardo Tadeu Martins, economista-chefe da Planner Investimentos, a unanimidade na decisão é fundamental para reativar a coerência interna e gerar credibilidade, bem como reancorar as expectativas, expurgando os excessos nas projeções da pesquisa Focus e minimizando dúvidas sobre leniência inflacionária.
No campo corporativo, Magda Chambriard toma posse como presidente da Petrobras (PETR4) em evento no Rio de Janeiro, a partir das 15h30 (horário de Brasília).
Agenda
A agenda de hoje tem como destaque a decisão de juros do Copom.
9h: presidente Lula tem reunião com ministros
11h: Lula tem reunião com Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias
Continua depois da publicidade
13h35: Lula se reúne com Haddad, Tebet e Dweck
14h30: Fluxo cambial
15h20: Ato de assinatura de contrato de operações de crédito do Banco do Brasil e da CAIXA com a Prefeitura do Rio de Janeiro
Continua depois da publicidade
15h30: Cerimônia de Posse da Presidente da Petrobras, Magda Chambriard
18h30: Decisão do Copom
Placar do Copom em foco
Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizar novos ataques a Roberto Campos Neto, presidente do BC, pressionando pela continuidade do afrouxamento monetário, o mercado estará atento para o posicionamento dos quatro indicados pelo governo Lula – em especial para o voto de Gabriel Galípolo. O diretor de Política Monetária do BC é o favorito a assumir o comando da autoridade monetária ao término do mandato de Campos Neto, em 31 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Um voto mais conservador de Galípolo seria bem recebido pelo mercado, mas poderia desagradar Lula — o que poderia colocar em risco sua potencial indicação à presidência da autarquia.
STF deve retomar julgamento de descriminalização da maconha
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar, na quinta-feira (20), o julgamento que trata da descriminalização do porte de maconha para consumo próprio. O processo sobre o tema é o único item na pauta da sessão do plenário. A análise vai começar com o voto do ministro Dias Toffoli, que pediu vista em março deste ano.
Radar Corporativo
Petrobras (PETR4)
A Petrobras (PETR4) informou que assinou com o governo do Estado do Rio de Janeiro um protocolo de intenções para avaliar a implementação de um projeto piloto de energia eólica offshore.
Continua depois da publicidade
Soma (SOMA3) e Arezzo (ARZZ3)
A incorporação do Grupo Soma (SOMA3) pela Arezzo (ARZZ3) foi aprovada em assembleias extraordinárias realizadas pelas duas empresas, conforme informado em um comunicado divulgado nesta terça-feira. Além disso, foi anunciada a mudança do nome da Arezzo Indústria e Comércio para Azzas 2154 (AZZA3), de acordo com o mesmo documento.
(Com Estadão, Reuters e Agência Brasil)