Conteúdo editorial apoiado por

Day trade é como no MMA, ganha quem conhece mais técnicas, diz Antunes

"O mercado é mais sobre probabilidade, não sobre adivinhação", resume o trader

Rodrigo Petry Augusto Diniz

Publicidade

Um dos pioneiros no ensino de tape reading no Brasil, André Antunes faz uma comparação entre as diversas técnicas e estratégias utilizadas por traders com o MMA, a luta que alia artes marciais como judô, caratê, jiu-jtsu, muay-thai, boxe e kickboxing.

“Independente de sua técnica, o trader precisa ser completo, entender o funcionamento de verdade do mercado”, diz, durante o Mestres do Trading, evento realizado neste sábado (6), em São Paulo, com apoio da XP.

“No MMA, o cara que vence é o que entende de mais técnicas (de luta)”, afirma, em referência ao uso de análise técnica, gráfica, price action, tape reading, entre outras ferramentas, usadas por traders.

O ponto é, segundo ele, quanto se ganhou no trade? Não como, necessariamente.

Day trade

Para ele, é muito discutível afirmar que uma técnica é melhor ou pior do que outra. Antunes relembra que, há alguns anos, não existia internet, nem gráficos. E ressalta: “a internet criou muitas fórmulas mágicas.”

“Não tem melhor, nem pior. Tem a pessoa que conhece o mercado e opera com qualquer ferramenta. É como o médico, ele precisa ter base e fundamentos, para salvar uma vida”, compara.

Continua depois da publicidade

Conforme o trader, o que faz o mercado “andar” é o comportamento dos demais participantes, seja na manutenção do movimento de alta ou baixa.

“Todos os resultados são possíveis. As pessoas reagem ao que é mais provável. É uma probabilidade de 50% para cada lado.”

Fluxo

Nesse sentido, Antunes reforça a importância de se acompanhar o fluxo, quando tiver “muito volume”. “Se tiver volume e um movimento direcional, se tem mais probabilidade (de ganhos na operação)”, reforça. “É preciso aprender a ler o fluxo”, acrescenta.

Continua depois da publicidade

Colocando em probabilidades de ganhos no trade, ele avalia que há 50% de chances com qualquer estratégia, ou seja, “é como jogar uma moeda para cima” e esperar pelo cara ou coroa.

No entanto, acrescenta, com uma análise do volume essas chances podem subir para cerca de 60%, com a análise do volume para aproximadamente 70% e seguindo um direcional do mercado pode subir para algo como 80%.

“O mercado é mais sobre probabilidade, não sobre adivinhação”, resume.

Continua depois da publicidade

Guias trader:

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.

Tópicos relacionados

Rodrigo Petry

Coordenador de Projetos Editoriais. Atuou como editor de mercados e investimentos no InfoMoney, liderando o Ao Vivo da Bolsa e o IM Trader. Antes, foi editor-chefe do portal euqueroinvestir, repórter do Broadcast (Grupo Estado) e revista Capital Aberto. Também foi Gestor de Relações com a Mídia do ex-Grupo Máquina e assessor parlamentar.