Publicidade
A B3 divulgou nesta quinta-feira (16) a segunda prévia da nova carteira teórica do Ibovespa, que passará a vigorar a partir de 3 de janeiro, até 29 de abril.
Em relação à primeira prévia, divulgada em 1º de dezembro, foi mantida a entrada de Positivo Tecnologia (POSI3) e a saída de Getnet (GETT11).
Houve, contudo, algumas alterações: CSN Mineração (CMIN3) entrou no grupo dos papéis do índice, mas Porto Seguro (PSSA3), que havia aparecido na primeira prévia, não consta nesta segunda versão.
Além disso, foi retirada nesta prévia o papel preferencial de Inter (BIDI4), que atualmente faz parte do Ibovespa.
Com a mudança, o Ibovespa passará a ter 92 ativos. Mais uma prévia será divulgada ainda em dezembro.
Metodologia
A cada quatro meses, em janeiro, maio e setembro de cada ano, a B3 faz uma reavaliação das ações que compõem a carteira do Ibovespa para verificar se os ativos atendem aos seus critérios.
Continua depois da publicidade
Entre as exigências estão: serem ativos negociados com regularidade e terem volume financeiro relevante (participação de pelo menos 0,1% do volume negociado durante o período de vigência das três carteiras anteriores).
Além disso, as ações não podem ser “penny stocks“, que são aquelas negociadas a valores inferiores a R$ 1,00.
Monitorar quais empresas devem sair ou entrar do índice pode ser importante, dado que os papéis incluídos no Ibovespa no passado valorizaram, em média, 10,4% um mês antes do rebalanceamento, destacou a XP, em relatório.
Continua depois da publicidade
Isso porque as ações passam a ganhar atenção de fundos de investimento (gestão ativa e passiva, como os ETFs – os fundos de índice), além de o fato de a inclusão no índice aumentar o interesse por parte de investidores de forma geral.
Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.