Copom, IPCA e indústria no Brasil; dados da economia da China: o que olhar na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Camille Bocanegra

Publicidade


Após uma semana mais curta pelo feriado do Dia do Trabalho, o destaque dos próximos dias ficará para a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sobre a taxa básica de juros (Selic). O mercado já precificava, há algumas semanas, uma redução de 0,5 pontos percentuais para a taxa. A hipótese, porém, foi colocada a prova após sinalizações de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, de uma possível redução no ritmo dos cortes e uma diminuição de 0,25 p.p. em maio. As projeções de uma Selic terminal a menos de 10% ao fim de 2024 ainda aguardam confirmação no comunicado que acompanhará a decisão

Na segunda-feira, o destaque fica para o PMI composto divulgado pela Markit, com dados de abril. O Banco Central divulgará também o relatório Focus e a nota à imprensa sobre política fiscal, de março. No dia seguinte, a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) apresenta a a balança comercial de abril.

Na quarta-feira, antes de o Copom anunciar a esperada decisão de política monetária, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta a Pesquisa Mensal de Comércio. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgará o Índice Geral de Preços (IGP-DI) de abril, com previsão do Bradesco de alta de 0,77% na comparação mensal e o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S). Além da nova taxa Selic, o Banco Central também apresentará o fluxo cambial semanal e o Índice de Commodities Brasil de abril. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) traz os números de produção e venda de veículos de abril.

Continua depois da publicidade

No dia seguinte, o IBGE apresenta a Pesquisa Industrial Mensal regional, com dados de março e, na sexta, o instituto traz os custos e índices da Construção Civil de abril, e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) divulga seu Índice de Preços ao Consumidor (IPC) semanal e a FGV traz a primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de maio.

No campo político, a Medida Provisória 1202, que limita o uso de créditos tributários, deve ser levada para votação na Câmara dos Deputados. Além disso, a regulamentação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) deve continuar em discussão.

Temporada de resultados

Confira as divulgações da semana:

Continua depois da publicidade

06 de maio
ALLIED
CBA
ITAU UNIBANCO
NEOGRID
PAGUE MENOS
TEGMA
VIVARA S.A.
CCR SA
BLAU
TIM
GUARARAPES
VAMOS

7 de maio
EMBRAER
PINE
AUREN
CARREFOUR BR
CURY S/A
ENGIE BRASIL
ETERNIT
FRAS-LE
MATER DEI
GPA
ODONTOPREV
PETRORIO
RAIADROGASIL
TELEFONICA BRASIL
VULCABRAS
WILSON SONS

8 de maio

Continua depois da publicidade

3TENTOS
AREZZO CO
3R PETROLEUM
BANCO DO BRASIL
BRASKEM
CASAS BAHIA
COGNA ON
COPEL
CSU DIGITAL
D1000VFARMA
DESKTOP
DEXCO
ELETROBRAS
ENERGISA
ESTAPAR
GRUPO MATEUS
GRUPO SOMA
IOCHP-MAXION
LAVVI
LOG-IN
LOJAS RENNER
MERCANTIL
METAL LEVE
MILLS
MINERVA
MRV
OI
PADTEC
PROFARMA
QUALICORP
RANDON PART
SANTOS BRASIL
SAO CARLOS
SLC AGRICOLA
TAESA
TENDA
TOTVS
ULTRAPAR
VALID
VIBRA
WDC NETWORKS
RNI
LOPES BRASIL
PETRORECONCAVO

9 de maio

VIVEO
WIZ CO
VESTE
ALLOS
TIME FOR FUN
PLANOEPLANO
PRINER
SABESP
SANEPAR
SMART FIT
SUZANO S.A.
SYN PROP TEC
TC
TECNISA
TRISUL
CSN
CSNMINERACAO
CEA MODAS
DIRECIONAL
ABC BRASIL
ALPARGATAS
ARMAC
B3
BEMOBI TECH
BOA SAFRA
CAIXA SEGURI
CPFL ENERGIA
CRUZEIRO EDU
CYRELA REALT
DEXXOS PAR
DIMED – PANVEL
ECORODOVIAS
ESPACOLASER
FERBASA
FLEURY
GAFISA
GPS
GRENDENE
HAPVIDA
HBR REALTY
HIDROVIAS
INFRACOMM
JHSF PART
LOCAWEB
MAGAZ LUIZA
MELIUZ
MITRE REALTY
MOBLY
MOURA DUBEUX
NEXPE
OUROFINO S/A
PETZ
RUMO S.A.
ALUPAR
CVC BRASIL

Continua depois da publicidade

10 de maio

BANCO PAN
YDUQS PART
MAESTROLOC
PARANAPANEMA
PDG REALT
SER EDUCACIONAL
IGUA SA
M.DIASBRANCO


Dados econômicos da China são destaque

Nos EUA, após uma semana de fortes divulgações fechada pelos dados do mercado de trabalho (Payroll), os próximos dias serão mais tranquilos. Os principais dados da semana serão o resultado fiscal mensal apresentado pelo Tesouro e o índice de confiança da Universidade de Michigan (de maio), estimado pelo consenso LSEG em 77. O Federal Reserve também apresentará o crédito ao consumidor de março, na terça-feira.

Continua depois da publicidade

No exterior, os dados da China serão o destaque da semana. O país asiático apresentará os números de novos empréstimos, de crédito agregado e a balança comercial de abril nos próximos dias, embora a divulgação não tenha ainda data certa. Na sexta-feira, serão apresentados os índices de preços ao consumidor e ao produtor com dados de abril.

A Alemanha e a Zona do Euro trarão o índice PMI composto da Markit de abril na segunda-feira, quando o bloco também divulga o índice de preços ao produtor. No dia seguinte, a Área do Euro traz seus números de vendas no varejo. Na quarta, a Alemanha apresenta a produção industrial, com expectativa LSEG de retração de 3,6%, e, na quinta, o Reino Unido anuncia sua decisão de juros. No dia seguinte, o país britânico apresenta seu PIB preliminar do 1º trimestre.