Publicidade
SÃO PAULO – O consórcio europeu composto pelos bancos RBS (Royal Bank of Scotland), Fortis e Santander, declarou vitória nesta quarta-feira na disputa pela aquisição do banco holandês ABN Amro.
A oferta dos bancos avalia o ABN em aproximadamente US$ 100 bilhões. Segundo comunicado publicado pelo consórcio, as condições da oferta foram totalmente atendidas. A aquisição será a maior da história entre bancos.
Oferta totalmente atendida
Os bancos reiteraram que 86% dos acionistas do ABN aceitaram a oferta, como haviam registrado na segunda-feira, mas ainda não tinham afirmado que todos os fatores necessários para a conclusão do negócio foram atendidos.
Continua depois da publicidade
Os acionistas restantes, que ainda não aderiram à oferta, podem fazê-lo até o próximo dia 31 de outubro. Analistas esperam que a operação resulte na demissão de cerca de 19 mil trabalhadores do banco holandês.
Consolidação
O mercado esperava atento ao possível anúncio da aquisição do ABN Amro pelo consórcio depois que o britânico Barclays, que também brigava pelo controle do ABN, desistiu da disputa.
No Brasil, a operação deve levar o Banco ABN Real para as mãos do Santander. O novo banco provavelmente estará posicionado entre o Bradesco e o Itaú em termos de participação de mercado.
Planilha
Resultados do 3º trimestre
Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.