Confira as 10 piores pagadoras de dividendos nos últimos cinco anos

Setor de consumo e varejo ocupa metade do ranking, por conter companhias com grande necessidade de alavancagem

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – Ao contrário do setor de energia elétrica – área considerada atrativa na hora da escolha de empresas para compor uma carteira de dividendos -, companhias com fundamentos menos sólidos, com grande necessidade de investimentos e alto endividamento aparecem na ponta oposta, sendo consideradas as menos recomendadas para compor um portfólio com caráter defensivo.

Para orientar o investidor na hora de identificar essas empresas e qual o setor menos atrativos na hora da escolha, o Portal InfoMoney elencou as 10 empresas que menos distribuíram dividendos entre os anos de 2006 e 2010. A compilação foi realizada com base no relatório composto por mais de 650 papéis listados na BM&F Bovespa. 

Foi usado ainda como critério para formar o ranking, empresas que pagaram dividendos nos últimos cinco anos sem interrupção. Este critério elimina empresas que não pagaram dividendos em um ou mais anos durante o período analisado, seja por ter obtido prejuízo em um determinado período ou pelo fato desta companhia ter aberto seu capital após o primeiro ano de análise, ou seja, em qualquer ano que sucede a 2006.

As empresas do setor de consumo e varejo aparecem em cinco das 10 piores pagadores de dividendos elencadas pelo levantamento, por serem companhias com grande necessidade de alavancagem e com alto nível de endividamento.

Confira o ranking das 10 empresas que menos pagaram dividendos nos últimos 5 anos:

Empresa Ticker  Setor  Yield médio
Pão de Açúcar PN PCAR4 consumo não-cíclico 0,09%
Lojas Americanas PN 

LAME4

consumo cíclico 0,09%
Lojas Americanas ON LAME3 consumo cíclico 0,09%
Alfa Holding ON

RPAD3

financeiro e outros 1,0%
Guararapes ON

GUAR3

consumo cíclico 1,1%
Alfa Holding PNB

RPAD6

financeiro e outros 1,3%
Cyrela Realty ON

CYRE3

construção e transporte 1,4%
Alfa Consórcio ON

BRGE3

financeiro e outros 1,4%
Rossi residencial ON

RESID3

construção e transporte 1,5%
Guararapes PN GUAR4 consumo cíclico 1,5%

 *Fonte: Sistema Economática/XP Investimentos