Confira a agenda do investidor para a última semana de maio

Segunda prévia do PIB norte-americano será acompanhada de perto pelo mercado; por aqui, IGP-M de maio ganha destaque

João Paulo dos Santos

Publicidade

SÃO PAULO – Dentro da agenda para a última semana de maio, as atenções se voltam à divulgação da segunda prévia do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA, bem como ao núcleo do PCE referente ao mês de abril, medida de inflação acompanhada de perto pelo Federal Reserve.

No front doméstico, destaque para o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) do mês de maio e para as Notas do Setor Externo e de Política Monetária do Banco Central.

> Segunda-feira (24/5)

  – Brasil

8h00 – A FGV (Fundação Getulio Vargas) anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) referente à terceira quadrissemana de maio. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h30 – O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

Continua depois da publicidade

11h00 – O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

 –  EUA

11h00 – Sairá o Existing Home Sales referente ao mês de abril. O índice é responsável por medir as vendas de casas usadas no país.

Continua depois da publicidade

> Terça-feira (25/5)

 – Brasil

7h00 – A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) apresenta o IPC referente à terceira quadrissemana de maio. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

Continua depois da publicidade

8h00 – A FGV publica a Sondagem do Consumidor de maio. O indicador é compilado com base em uma amostra de mais de 200 domicílios em sete das principais capitais brasileiras.

10h30 – O BC divulga a Nota do Setor Externo de abril, contendo informações sobre o balanço de pagamentos e as reservas internacionais computadas no período.

 –  EUA

Continua depois da publicidade

11h00 – A Federal Housing Finance Agency apresenta o House Price Index de março, que mensura o preço cobrado pelas hipotecas às famílias norte-americanas baseando-se pelos dados divulgados pelas agências Fannie Mae e Freddie Mac.

11h00 – Sai o Consumer Confidence referente ao mês de maio, responsável por medir a confiança dos consumidores norte-americanos.

> Quarta-feira (26/5)

Continua depois da publicidade

 – Brasil

10h30 – O Banco Central reporta a Nota de Política Monetária de abril, que traz estimativas sobre a base monetária, os empréstimos de bancos privados e o total de empréstimos no mercado financeiro.

O Tesouro Nacional divulga os dados sobre a evolução da dívida líquida do governo durante o mês de abril.

 – EUA

9h30 – O Departamento de Comércio do país revela o Durable Good Orders de abril, que avalia o volume de pedidos e entregas de bens duráveis no período.

11h00 – Sairá o New Home Sales, índice que mostra o número de casas novas com compromisso de venda realizado durante o mês de abril.

11h30 – Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.

> Quinta-feira (27/5)

 – Brasil

9h30 – O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) reporta a Pesquisa Mensal de Emprego referente ao mês de abril, documento que descreve o mercado de trabalho no País.

10h30 – O BC reporta a Nota de Política Fiscal do mês de abril, que revelará os gastos públicos realizados durante o período.

 – EUA

9h30 – O Departamento de Comércio revela a segunda prévia do PIB e de seu deflator, todos baseados no primeiro trimestre.

9h30 – Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

> Sexta-feira (28/5)

 – Brasil

8h00 – A FGV divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) do mês de maio, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

 – EUA

9h30 – Ênfase para os índices Personal Income e Personal Spending do mês de abril, que avaliam a renda individual dos cidadãos norte-americanos e os gastos dos consumidores, assim como para o núcleo do PCE, medida de inflação mais acompanhada pelo Fed.

10h45 – Será apresentado o Chicago PMI referente ao mês de maio, que mede o nível de atividade industrial na região.

10h55 – A Universidade de Michigan publica a versão final do Michigan Sentiment de maio, que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana.

Como começa a semana subsequente?

> Segunda-feira (31/5)

 – Brasil

8h00 – A FGV anuncia a Sondagem Industrial referente ao mês de maio, que reúne informações sobre a evolução da atividade da indústria nacional.

8h30 – O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

 – EUA

Será comemorado o Memorial Day, e, consequentemente, não haverá pregão em Wall Street.