Confira a agenda do investidor para a primeira semana de maio

Relatório de Emprego dos EUA e reuniões de BCs europeus são destaque lá fora; por aqui, o foco fica com o IPCA de abril

Publicidade

SÃO PAULO – Dentro da agenda para a primeira semana de maio, os investidores acompanharão diversos dados do mercado de trabalho dos EUA, em especial Relatório de Emprego, que trará, entre outros números, a taxa de desemprego do país em abril. Ainda lá fora, destaque para as reuniões do BCE (Banco Central Europeu) e do BoE (Bank of England).

No front doméstico, o foco fica com os dados de inflação, com destaque para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de abril.

> Segunda-feira (2/5) 

Continua depois da publicidade

– Brasil

8h00 – A FGV (Fundação Getulio Vargas) anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) referente à quarta quadrissemana de abril. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h30 – O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 – O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente ao mês de abril, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

  – EUA

11h00 – O Departamento de Comércio publica o Construction Spending de março, que mede os gastos decorrentes da construção de imóveis.

Continua depois da publicidade

11h00 – Sai o ISM Index referente ao mês de abril, responsável pela mensuração do nível de atividade industrial no país.

> Terça-feira (3/5)

– Brasil

Continua depois da publicidade

7h00 – A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) apresenta o IPC referente ao mês de abril. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

9h30 – O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a Pesquisa Industrial Mensal de março, que acompanha a evolução do nível de produto na indústria brasileira.

  – EUA

Continua depois da publicidade

11h00 – Será publicado o Factory Orders referente ao mês de março. Esse índice mede o volume de pedidos, feitos à indústria como um todo, de bens duráveis e bens não duráveis.

> Quarta-feira (4/5)

– Brasil

Continua depois da publicidade

09h00 – O IBGE divulga o IPP (Índice de Preços os Produtor) – Indústria de Transformação – de março, que tem como objetivo acompanhar a evolução mensal dos preços recebidos pelo produtor da indústria de transformação.

Ainda nesta data, o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) publica a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de abril, feita mensalmente em 16 capitais brasileiras, na qual se avalia o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família, através do valor dos produtos elementares.

  – EUA

9h15 – Será publicado o ADP Employment referente ao mês de abril. O relatório revela o número de postos de trabalho no setor privado dos EUA.

11h00 – Destaque para o ISM Services de abril, responsável pela mensuração do nível de atividade não industrial.

11h30 – Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.

> Quinta-feira (5/5)

– Brasil

11h00 – O Dieese reporta o Índice de Custo de Vida referente ao mês de abril. O relatório contém informações a respeito do custo de vida dos moradores do município de São Paulo.

  – EUA

9h30 – Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

9h30 – O Departamento de Trabalho dos EUA apresenta a preliminar do Productivity & Costs referente ao primeiro trimestre. Esse índice mede a produtividade da mão-de-obra da economia norte-americana, excluída a agropecuária.

  – Europa

O dia também será marcado pela reunião de política monetária do Banco Central Europeu. Os membros do comitê vão decidir sobre eventuais mudanças nos parâmetros do juro básico.

– Inglaterra

Além do BCE, a sessão também contará com a reunião de política monetária do Banco Central da Inglaterra, com os membros do comitê decidindo acerca do futuro da taxa de juro básica local.

> Sexta-feira (6/5)

– Brasil

9h00 – O IBGE publica o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ambos referentes ao mês de abril. O IPCA é um dos principais índices utilizados pelo Banco Central para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação.

9h30 – O órgão ainda apresenta a Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil de abril, levantamento dos preços e dos custos dos materiais utilizados no setor.

  – EUA

9h30 – Principal destaque para o Relatório de Emprego do mês de abril, composto por: taxa de desemprego, número de postos de trabalho, ganho por hora trabalhada e média de horas trabalhadas.

16h00 – O Federal Reserve divulga o Consumer Credit referente ao mês de março, com objetivo de medir o total de crédito ao consumidor.

Como começa a semana subsequente?

> Segunda-feira (9/5)

– Brasil

8h00 – A FGV anuncia o IPC-S referente à primeira quadrissemana de maio. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h00 – A fundação também publica o IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) de abril, importante medida de inflação nacional, composto pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC – peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA – peso de 60%) e Índice Nacional de Construção Civil (INCC – peso de 10%).

8h30 – O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 – O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

  – EUA

Não serão publicados indicadores relevantes no país neste dia.