Publicidade
No episódio 226 do programa GainCast, Leonardo Santos, mais conhecido como Léo Santana, compartilhou sua história. E que história!
Aos 23 anos, Léo Santana vivia uma rotina comum de um jovem de sua idade solteiro e interessado em aproveitar a vida. Foi nessa mesma época que enfrentou um período conturbado, acumulando dívidas no banco com cartão de crédito, cheque especial e financiamento.
Em um episódio marcante, enquanto vivia em São Paulo, pediu um adiantamento de R$ 50,00 para a empresa em que trabalhava. O dinheiro foi depositado em sua conta, no entanto, foi debitado automaticamente pelo banco para cobrir dívidas.
Oficial de justiça na porta
Na mesma data, recebeu a ligação de seu pai informando que um oficial de justiça estava em sua casa para recolher o carro financiado por ele. “Esse foi o dia mais pesado da minha vida”, recorda.
Esse momento momento mudou a vida de Léo Santana, que foi buscar uma reestruturação financeira completa. “Comecei a estudar sobre renda fixa, CDB, reserva de emergência. Fiz tudo direitinho. Daí, consegui quitar minhas dívidas, criar um colchão financeiro e aprendi sobre como investir”, conta ele.
Com o tempo, Léo migrou seus investimentos para a renda variável. “Sempre que pesquisava sobre ações caía na palavrinha day trade. No começo, resisti, mas, por curiosidade, abri o home broker da corretora e comprei uma ação da Vale na conta demo. No final do dia, tinha ganhado R$ 2.000”, lembra.
Continua depois da publicidade
Tape Reading
Como muitos traders iniciantes, Léo começou com análise gráfica, mas revelou que, embora tivesse alguma noção sobre gráficos, não conseguia entender por que o mercado subia ou caía, algo que, segundo ele, “não encaixava na sua cabeça”.
Foi nesse momento que Léo descobriu o Tape Reading. Ele contou que, na primeira vez que viu o fluxo, achou confuso e descreveu a cena como “um monte de números na tela”, pensando que aquilo não era day trade.
No entanto, ao insistir, acabou aprendendo que o mercado é composto por compradores e vendedores, e que o Tape Reading mostrava quem estava comprando e quem estava vendendo.
Continua depois da publicidade
Hoje, Léo acredita que a melhor abordagem no mercado depende de cada operador embora o Tape Reading seja a sua escolha. “Eu sempre levanto a polêmica do ‘gráfico versus fluxo’, mas é brincadeira. O que realmente faz a diferença não é a técnica, mas o operador que está segurando o mouse (do computador)”.
Comportamento como pilar
Léo Santana costuma dizer que o comportamento do trader é o fator que mais faz diferença entre o sucesso e o fracasso no mercado. Ele acha que, mesmo com a melhor técnica do mundo ou uma gestão de risco impecável, sem o comportamento correto, não há como alcançar consistência. Para o trader, “o operador é a peça-chave, é ele quem faz toda a diferença”.
“Você tem uma técnica, mas precisa ter comportamento para seguir essa técnica na hora certa. Por isso, para mim, o mais importante é o comportamento”, diz. Léo acredita que o verdadeiro patamar de consistência é atingido quando o trader domina sua técnica, entende sua gestão de risco e adota um comportamento disciplinado para aplicar esses dois pilares na prática.
Continua depois da publicidade
Léo ressalta que o comportamento é muito mais difícil de ensinar do que a técnica. “A técnica, a gente ensina. Mas o comportamento é complicado. O trader precisa ter força de vontade para estar todos os dias no mercado, saber perder pouco e aproveitar as oportunidades”, explica. Para ele, é fundamental ganhar tempo de tela e vivenciar o mercado para se aprimorar continuamente.
Importância da adaptação
O trader entende que o mercado está em constante transformação, especialmente no que diz respeito à volatilidade. Ele exemplifica que o dólar oscilava apenas 15 pontos por dia, mas hoje pode variar até 100 pontos em um único pregão. Por isso, Léo ressalta: “Se você engessa o seu operacional, não consegue acompanhar essas mudanças”.
O trader acredita que mudanças operacionais devem ser feitas de forma cautelosa. “É como um passo de tartaruga. Você vai ajustando aos poucos, sem pular de galho em galho. O simples, muitas vezes, funciona melhor”, destaca.
Continua depois da publicidade
Leia mais:Experientes traders veem volatilidade do mercado com misto de oportunidade e cautela
Rotina
Um ponto em comum entre os traders de sucesso é a rotina de preparação. “Não chegue ‘banguela’ querendo morder o mercado porque é perigoso”, brinca Léo. Para ele, é essencial começar o dia pelo menos meia hora antes da abertura do mercado.
“Eu gosto de ver como os mercados internacionais fecharam, como está a força do dólar no mundo e quais eventos econômicos estão previstos. Essas informações já me preparam para o que pode acontecer no dia”, ensina.
Ele também destaca a importância de marcar pontos de suporte e resistência, mesmo para quem opera fluxo. “Se você sabe onde o mercado brigou antes, já consegue ter uma ideia de onde pode haver movimentos relevantes”, diz.
Cada detalhe para Léo Santana faz diferença no trade para ter resultado positivo e ganhos. Aprendizado conquistado a duras penas depois de quase quebrar.
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.