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As vendas online na Black Friday brasileira somaram R$ 1,53 bilhão em 2015, um aumento de 57% em relação ano anterior. Mesmo com esse número expressivo nas vendas, o número de reclamações caiu 33%, segundo levantamento realizado pelo Reclame Aqui.
Muitas pessoas desconhecem, mas esses períodos são um grande desafio para os profissionais de TI, que permitem com que os sites suportem esse grande aumento de demanda. No grupo Cnova, um dos maiores grupos de comércio eletrônico do Brasil, o número de visitas durante a Black Friday aumenta em sete vezes em relação a um dia normal. Em volume de transações, a data chega a representar o desempenho da metade de um mês inteiro em apenas um dia.
“As palavras-chave para suportar a sobrecarga no sistema são planejamento, flexibilidade e agilidade”, diz Regis Borghi, diretor da Cnova, que opera os sites do Extra, Pontofrio, Casas Bahia, Barateiro, PartiuViagens e Cdiscount.com.br. Em conjunto com as áreas comercial, marketing e financeira, são feitas as estimativas de vendas e visitação para os períodos sazonais. Com essa volumetria, os times de TI preparam um teste de capacidade, baseado no histórico passado e na previsão de vendas, e prepara a quantidade de servidores necessários para atender a demanda.
A Cnova utiliza servidores da Cisco, que possui 20% de participação do mercado nacional de servidores blades x86, e ocupa a segunda colocação na América Latina.
Os servidores são elementos que compõem o Data Center e, por isso, é fundamental que sejam tão flexíveis quanto os dispositivos de rede e de armazenamento. “Esse é o diferencial que a Cisco proporciona com o modelo de templates e os recursos do Fabric Interconnect, que possibilitam a alteração das configurações dos servidores de forma rápida e com ótima flexibilidade, permitindo a execução da estratégia da Cnova para suportar a sobrecarga do Black Friday”, ressalta.