Como shoppings listados na B3 se comparam a não-listados? Diferença fica ainda maior

Banco calcula que Multiplan, Iguatemi e Allos vendem até 270% acima da média do setor, elevando concentração

Murilo Melo

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Os shoppings listados na Bolsa de Valores vêm ampliando sua participação de mercado em relação aos concorrentes não listados, um movimento que tem se intensificado desde a pandemia, segundo relatório do Itaú BBA enviado ao mercado nesta quinta-feira (13).

O banco calcula que a diferença nas vendas por metro quadrado entre Multiplan (MULT3) e Iguatemi (IGTI11) em relação à média do setor atingiu 270%, muito acima da média de 70% observada na última década. Allos (ALOS3) também ampliou sua diferença de vendas, passando de 60% para 170% acima da média do setor.

Esse crescimento, segundo os analistas, é atribuído à qualidade dos portfólios das empresas listadas, que conseguem atrair lojistas com melhor desempenho de vendas. A análise do Itaú BBA indica que essa vantagem competitiva deve continuar impulsionando os shoppings listados em relação aos não listados, aumentando a concentração do mercado nas mãos das grandes operadoras.

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Em janeiro deste ano, aponta o relatório do BBA, as vendas da Multiplan cresceram 10 pontos percentuais acima da estimativa do Idat Malls, índice proprietário do Itaú BBA que acompanha a movimentação financeira em mais de 500 shoppings no Brasil. Historicamente, essa diferença era de apenas dois a três pontos percentuais.

Dados recentes da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) reforçam essa tendência. Em 2024, as vendas dos lojistas cresceram 1,9%, alcançando R$ 198,4 bilhões, e a projeção para 2025 é superar R$ 201 bilhões, um avanço de 1,3% na comparação anual. O setor também registrou aumento na taxa de ocupação, que subiu para 95,3%, e queda na inadimplência, que recuou para 3,8%.

Desempenho

O Itaú BBA aponta um aumento de 1,7% no Idat Malls em janeiro, na comparação anual, após um desempenho estável em dezembro e crescimento de 3,5% no quarto trimestre de 2024. Esse foi o menor avanço para o mês desde 2021, quando as vendas de shoppings foram afetadas pela pandemia. Apesar disso, o banco avalia que ainda é cedo para projetar um cenário negativo para o setor neste ano.

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Enquanto o índice registrou crescimento modesto, a Multiplan reportou um avanço de 11% nas vendas do quarto trimestre, muito acima da média do setor. Segundo a empresa, o ritmo se manteve forte em janeiro, com expansão de dois dígitos, o que pode ampliar ainda mais a diferença entre os shoppings listados e a média do mercado.

A média mensal de visitantes nos shoppings cresceu 2,9% em 2024, chegando a 476 milhões de pessoas. O setor também registrou alta no número de empregos diretos, que atingiu 1,1 milhão (+1% ano a ano). A Abrasce atribui essa expansão à adaptação dos shoppings ao conceito de espaços multisserviço, que inclui programas de fidelidade para estreitar o relacionamento entre consumidores e lojistas.

Já o Idat Activity, que mede a movimentação do varejo com base em dados nominais de cartões de crédito, cresceu 4,5% no período, enquanto os índices de confiança do consumidor e empresarial recuaram. O setor de serviços de beleza foi o que mais avançou, com alta de 13,8%, enquanto móveis e eletrodomésticos registraram a maior queda, de 6,4%.

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A confiança do consumidor caiu 5,59% em janeiro, após retração de 4,5% em dezembro. Já a confiança empresarial recuou 3,04%, frente a uma queda de 0,65% no mês anterior.

Mesmo com um início de ano mais contido nos dados de vendas, as ações de shoppings listados acumulam alta de 9% em 2025, superando o Ibovespa, que avança 5% no período. Iguatemi lidera os ganhos, com valorização de 10%, seguida por Multiplan (+9%) e Allos, que subiu 7%. No acumulado de um mês, o setor também teve desempenho superior ao índice, avançando 13% contra 6% do Ibovespa.

A expectativa do Bradesco BBI é que Allos, Iguatemi e Multiplan registrem crescimento mais expressivo nas vendas dos lojistas, com avanço de dígitos médios a altos, enquanto o setor como um todo deve apresentar expansão em ritmo menor. O banco também chama atenção para a inadimplência, que, apesar da queda no setor, tem apresentado leve piora nos shoppings listados.