Conteúdo editorial apoiado por

Como portfólios automatizados podem permitir múltiplas estratégias e diversificação

Traders ressaltam, no entanto, a importância de se entender operações de mercado mesmo com a automatização

Augusto Diniz Rodrigo Paz

Publicidade

A automação de operações no trading tem se expandido rapidamente, oferecendo uma variedade de possibilidades que podem transformar a forma como os traders atuam no mercado. No entanto, para aproveitar essas oportunidades, é fundamental entender as técnicas envolvidas e como elas podem potencializar os resultados.

Durante a Arena Trader, que acontece na Expert XP, Marcelo Carvalho e Márcio Kieling, influenciadores da XP, se juntaram a Bruno Ramos, CEO da Trade2Go, para debater sobre como as estratégias automatizadas podem ajudar traders a diversificarem suas operações.

Economia de tempo

Bruno Ramos ressalta as possibilidades da automação, que “pode auxiliar o trader de inúmeras maneiras, com grande vantagem na economia de tempo, funcionando como complemento da renda variável”.

Continua depois da publicidade

O trader destaca o fato da ferramenta permitir a pré-programação do algoritmo, com regras de entrada e saída do robô na operação. “Ele ajuda quem não tem tanto conhecimento e nem tempo”, diz ele, sugerindo, no entanto, usar robôs com estratégias já testadas.

Marcelo Carvalho diz também que o tempo e a liberdade para operar são pontos positivos da automação. “O robô ainda facilita na segurança, pois segue de fato todas as regras”, acrescenta.

Múltiplas estratégias

O CEO da Trade2Go lembra existir estratégias com uso da automação não somente dos gráficos, mas também com fluxo e arbitragem. “O grande trunfo do portfólio automatizado é que se pode fazer múltiplas estratégias em múltiplos ativos. Assim, a capacidade de ganho aumenta”, afirma.

Continua depois da publicidade

Ele recomenda alguns portfólios, com média de cinco estratégias, ajudando na diversificação. “Pode-se buscar implantar estratégias mistas, por exemplo, com gráfico e fluxo”, diz.

Carvalho destaca que hoje existem “lojas” que vendem e alugam estratégias de automação que podem ser utilizadas, assim como podem-se criar as estratégias próprias.

Variáveis

Márcio Kieling diz que o erro dele com automação foi tentar tudo com a fermenta, sem avaliar as variáveis.

Continua depois da publicidade

Traders creem que mesmo com robôs, é importante entender o que há por trás de uma operação desse tipo, pois existem estratégias adequadas para cada perfil de operação. Além disso, deve-se tratar as operações automatizadas como um complemento das estratégias de renda variável.

O trader Marcelo Carvalho menciona que há plataformas que permitem automatizar estratégias sem a necessidade de conhecimentos em programação, possibilitando ativar e desativar essas estratégias a qualquer momento.

Confira cobertura completa da Arena Trader

Continua depois da publicidade