Como encontrar cisnes negros positivos

"Evite os grandes assuntos que podem prejudicar o seu futuro; seja enganado em questões pequenas, e não nas grandes", afirmam Luiz Fernando Roxo e Richard Rytenband

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Esta semana, em “Os Antifrágeis”, os apresentadores Luiz Fernando Roxo e Richard Rytenband voltam a falar sobre a necessidade humana de se fazer previsões.

Segundo eles, a primeira grande lição é “seja humano” e não tente evitar fazer previsões para coisas pequenas. “O que você deveria evitar é a dependência desnecessária de predições prejudiciais de grande escala”, afirmam.

“Evite os grandes assuntos que podem prejudicar o seu futuro; seja enganado em questões pequenas, e não nas grandes. Não dê ouvidos a previsores econômicos ou a previsores nas ciências sociais (eles são meros fornecedores de entretenimento), mas faça sua previsão para o piquenique”, recomendam os apresentadores.

Por outro lado, Richard e Roxo alertam o que fazer para decisões importantes: esteja preparado. “Saber que não pode fazer previsões não significa que não seja possível se beneficiar com a imprevisibilidade”, afirmam. Nestes casos, invista em preparação e não na predição.

Vale lembrar que a dupla de apresentadores também está lançando o curso “Investimentos Antifrágeis”, em que trabalham os conceitos de Nassim Taleb sobre a antifragilidade para sua aplicação nos investimentos. Clique aqui e garanta sua vaga.

Assista ao programa na íntegra no player acima.

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.