Como as moedas dos emergentes (incluindo o real) tiveram a sua melhor semana em 2024

Um dólar mais fraco e uma recuperação nas ações globais aumentaram o apetite por risco após os mercados oscilarem esta semana em meio a temores de uma desaceleração acentuada na economia dos EUA, que os dados de emprego ajudaram a acalmar

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) – As moedas de mercados emergentes registraram sua melhor semana de 2024, recuperando-se das brutais vendas de segunda-feira com força, à medida que as preocupações com um pouso forçado nos EUA diminuíram.

O índice de moedas MSCI EM subiu 0,7% durante a semana, fechando no nível mais alto em mais de dois anos. O real se valorizou após dados de inflação acima do esperado alimentarem expectativas de que o Banco Central pode aumentar as taxas de juros ainda este ano. As ações das nações em desenvolvimento tiveram alta de 1,6% na sexta-feira, registrando um ganho de 0,2% na semana.

Um dólar mais fraco e uma recuperação nas ações globais aumentaram o apetite por risco após os mercados oscilarem esta semana em meio a temores de uma desaceleração acentuada na economia dos EUA, que os dados de emprego ajudaram a acalmar. Estrategistas estão de olho em sinais de que um grande desmonte de apostas de “carry trade” financiadas em ienes pode ter chegado ao fim — pelo menos por enquanto — já que o iene pausou sua ascensão registrada desde julho.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

“Podemos ter chegado a um ponto de estabilização em que a redução do carry trade no câmbio chegou ao fim”, disse Paul Mackel, chefe global de pesquisa de FX do HSBC. “Isso pode levar os investidores a voltar a montar posições em algumas moedas de maior rendimento que sentiram o impacto recentemente, incluindo as da América Latina.”

Moedas de mercados emergentes

Mesmo com um desmonte global de carry trade esta semana, as moedas de mercados emergentes mostraram resiliência, já que um iene japonês mais forte também significava um dólar mais fraco, com seu potencial de canalizar fluxos para ativos mais arriscados.

Os dados dos EUA a serem divulgados na próxima semana incluem inflação, onde um alívio adicional é necessário para provavelmente garantir cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve. Dados de vendas no varejo e produção industrial fornecerão mais leituras sobre as perspectivas de crescimento da maior economia do mundo, o que pode alimentar mais volatilidade.

Continua depois da publicidade

“Acreditamos que esta maior volatilidade pode não se normalizar tão rapidamente quanto alguns esperam, sugerindo uma potencial recalibração para cima no prêmio de risco dos mercados emergentes”, escreveu o estrategista do Citigroup, Luis Costa, em um relatório. “A probabilidade de ajustes para baixo no crescimento dos EUA aumentou significativamente.”

Rali do Real

A moeda brasileira registrou sua melhor semana desde o final de 2022, com um ganho de quase 4%, após os formuladores de políticas sinalizarem que poderiam aumentar as taxas de juros ainda este ano.

Continua depois da publicidade

Antes do rali, o real havia sido a moeda de mercado emergente com pior desempenho até agora este ano. Na última sexta-feira, ele atingiu seu nível mais baixo este ano em meio a preocupações com os planos de gastos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o medo de que a autoridade monetária se tornasse mais tolerante com a inflação após Lula nomear um novo governador e dois diretores este ano.

As atas do banco central desta semana ajudaram a acalmar esses temores. O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse na sexta-feira que os votos unânimes recentes mostraram o compromisso dos formuladores de políticas em atingir sua meta de inflação.

Já o Banco Central do Peru cortou inesperadamente sua taxa de juros de referência na quinta-feira, ignorando a preocupação de que a inflação subjacente permaneça teimosamente alta, seguindo o movimento do México. O peso colombiano ficou atrás da maioria dos pares latino-americanos após a inflação na nação andina desacelerar mais do que o esperado, reforçando as expectativas de cortes de juros ainda mais agressivos.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, os formuladores de políticas tchecos expressaram preocupações sobre a recente depreciação da coroa, dizendo que era motivo de cautela em relação ao afrouxamento adicional da política monetária após terem desacelerado o ritmo dos cortes de juros na semana passada.

No mercado de ações, as ações da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. subiram após suas receitas em julho dispararem 45%.

As ações dos bancos turcos tiveram sua maior queda semanal em mais de um ano, à medida que a perspectiva de taxas de juros altas por mais tempo levou os investidores a realizarem lucros do grande rali do setor em favor de ações não financeiras.

Continua depois da publicidade

© 2024 Bloomberg L.P.