Publicidade
O Comitê de Regras da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos iniciou no período da tarde desta terça-feira, 30, a sessão em que analisará o projeto de lei que suspende o teto da dívida por dois anos em troca de travas aos gastos públicos. O grupo é composto por 13 deputados – nove republicanos e quatro democratas – e precisa determinar as normas às quais a tramitação da pauta ficará sujeita.
Os parlamentares Chip Roy e Ralph Northan, que integram o comitê, já expressaram oposição ao texto, fruto de semanas de negociações entre o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, e a Casa Branca.
A ala mais à direita do Partido Republicano alega que o acordo gerou poucas concessões do governo e defende mais cortes nas despesas.
Se a matéria avançar nesta terça, a expectativa é de que seja submetida ao plenário da Câmara nesta quarta. Um eventual agravamento da resistência entre republicanos colocaria pressão sobre os democratas para entregar os 218 votos necessários para a aprovação. Esse cenário, no entanto, provavelmente enfraqueceria a liderança de McCarthy.
*Com informações da Dow Jones Newswires