Publicidade
SÃO PAULO – A China – país que possui a maior reserva financeira internacional do mundo – está revendo suas posses em títulos públicos da Zona do Euro, informou nesta quarta-feira (26) o Finantial Times. O movimento reflete a atual crise fiscal que se configura na região, que elevou a percepção de risco dos investidores do mundo inteiro.
De acordo com o FT, representantes do Safe (departamento público chinês responsável pelo câmbio internacional, na sigla em inglês) estão promovendo encontros com líderes de bancos estrangeiros em Pequim para discutirem o assunto. Atualmente, o Safe detém US$ 630 bilhões em títulos públicos da Zona do Euro em suas reservas.
O órgão, segundo o FT, demonstrou preocupações com a exposição das reservas da China ao títulos públicos dos PIIGS (acrônimo de Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, em inglês). Qualquer passo que seja dado pelo Safe acerca dos euro bonds (títulos de dívida em euro) pode representar uma mudança de postura do governo chinês, que vem tentando diversificar suas reservas no exterior através da compra de títulos públicos de outros países além dos Estados Unidos.