Dona da Centauro, SBF (SBFG3) dobra lucro ajustado no 4º trimestre

Receita líquida subiu 7,4%, com destaque para Fisia

Equipe InfoMoney

Loja da Centauro no Barra Sul Shopping (RS) (Foto: divulgação)
Loja da Centauro no Barra Sul Shopping (RS) (Foto: divulgação)

Publicidade

A SBF (SBFG3), empresa do segmento de varejo esportivo e dona da Centauro, divulgou seus resultados financeiros do 4T23, reportando um lucro líquido ajustado (ex-IFRS) de R$ 141,3 milhões. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 100%.

Já o lucro líquido ajustado consolidado foi de R$ 136,086 milhões, alta de 140%. Sem efeitos de ajustes, por sua vez, o lucro foi de R$ 127,1 milhões, neste caso uma queda de 9,6%.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), ex-IFRS, no 4T23 foi de R$ 211,4 milhões, representando um crescimento de 31,7% em relação ao 4T22. A margem Ebitda, apenas ex-IFRS, evoluiu de 8,1% para 9,9%, uma expansão de 1,8 pontos percentuais.

Continua depois da publicidade

O desempenho positivo do lucro líquido e do Ebitda pode ser explicado por diversas razões, segundo o relatório. A empresa destaca a melhora na gestão de capital de giro, com redução nos estoques, que representou uma diminuição de 11,9% em relação a dezembro de 2022. Além disso, houve uma diluição das despesas operacionais, o que resultou em uma redução de 3,8 pontos percentuais no indicador de SG&A/ROL (vendas gerais e administrativas em relação à receita operacional líquida) no segundo semestre de 2023. Houve ainda a geração de caixa operacional de R$ 950 milhões no quarto trimestre, a maior já registrada em um único trimestre.

A receita líquida da empresa no 4T23 foi de R$ 2,130 bilhões, apresentando uma variação de 7,4% em relação ao 4T22. Os destaques em termos de receita foram a Fisia, que registrou um crescimento de 26,4%, as vendas diretas ao consumidor, que aumentaram 8,2 pontos percentuais, as lojas físicas, com um incremento de 61,4%, e a plataforma digital, com uma expansão de 53,3%. É importante ressaltar que a estratégia de maximização da rentabilidade do canal digital, com readequação das políticas de markdowns e incentivo a modalidades de venda mais rentáveis, foram determinantes para o bom desempenho.

A SBF encerrou o ano com uma dívida líquida/EBITDA de 1,35x, uma melhora significativa em relação ao indicador de 3,35x registrado em junho de 2023. A companhia também priorizou o aumento da rentabilidade e a otimização do capital de giro. Daqui para frente, as principais iniciativas da empresa envolvem retomada da margem bruta e crescimento “seguro e responsável”, aponta o documento.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, conforme o relatório, a SBF mostra um desempenho sólido no último trimestre de 2023, com resultados financeiros favoráveis, impulsionados por estratégias eficientes de gestão e expansão nos diferentes canais de venda.

(Reportagem escrita com auxílio de inteligência artificial. Edição: Rodrigo Petry)

Planilha

Resultados do 3º trimestre

Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.