Casa Branca nega que Musk seja funcionário público: “Não tem autoridade”

A declaração foi feita em um processo movido contra Musk pelo Estado do Novo México

Reuters

Elon Musk em Washington
13/02/2025 REUTERS/Nathan Howard
Elon Musk em Washington 13/02/2025 REUTERS/Nathan Howard

Publicidade

O papel do bilionário Elon Musk no governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é o de funcionário da Casa Branca e conselheiro graduado do presidente, não de um funcionário do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) e ele não tem autoridade para tomar decisões, disse a Casa Branca em um processo judicial nesta segunda-feira.

De acordo com um documento assinado por Joshua Fisher, diretor do Escritório de Administração da Casa Branca, Musk só pode aconselhar o presidente e comunicar as diretrizes do presidente.

“Como outros conselheiros graduados da Casa Branca, Musk não tem autoridade real ou formal para tomar decisões governamentais por conta própria”, diz o documento.

A declaração judicial de Fisher, feita em um processo movido contra Musk pelo Estado do Novo México, disse que Musk não é funcionário do Serviço do DOGE dos EUA ou da Organização Temporária do Serviço do DOGE dos EUA, e acrescentou: “O Sr. Musk não é o Administrador do Serviço do DOGE dos EUA”.

O DOGE tem varrido as agências federais norte-americanas desde que Trump iniciou seu segundo mandato como presidente no mês passado e colocou Musk, o presidente-executivo da montadora Tesla, no comando da eliminação de gastos que considera desnecessários como parte de uma revisão dramática do governo que incluiu milhares de cortes de empregos.