Carrefour avalia trocar IPO por oferta privada; Abilio estaria entre os interessados

De acordo com fonte ouvida pela agência de notícias, além de Abilio, fundo soberano aparecia como interessado; alternativa é preferida frente IPO dado o cenário ruim da bolsa brasileira

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo fontes ouvidas pela Reuters, o Carrefour está avaliando uma captação de recursos no Brasil através de uma oferta privada de até R$ 5 bilhões ao invés de um IPO (Initial Public Offering). O empresário Abilio Diniz, que tentou fazer em 2011 uma união entre o Pão de Açúcar (PCAR4) com o Carrefour, mas fracassou, seria um dos potenciais compradores. Um fundo soberano também estaria analisando a operação, de acordo com uma fonte ouvida pela agência de notícias. 

O Carrefour busca um investidor privado como uma alternativa mais viável nesse momento, destacou a fonte, dado o cenário ruim para a abertura de capital no Brasil. As ofertas públicas de ações começaram o ano no pior nível desde 2004 refletindo a diminuição da confiança dos consumidores com a deterioração das contas públicas e os investimentos mais atraentes em outras regiões.

Conforme destaca a reportagem, a operação pode marcar a volta de Abilio Diniz ao setor de varejo de supermercados, depois de transferir o controle da companhia para o grupo francês Casino. Em setembro do ano passado, Abilio deixou o Grupo Pão de Açúcar, vendeu boa parte das ações e foi liberado da cláusula que estabelecia não competição com a empresa. 

Continua depois da publicidade

O InfoMoney havia antecipado, em novembro, que Abilio Diniz poderia tentar comprar o Carrefour no Brasil. Na época, foi noticiado que a aquisição de Abilio não seria, necessariamente, da totalidade da rede do Carrefour no Brasil. Com os rumores na época apontando que a rede francesa estaria se preparando para abrir o capital da subsidiária brasileira, a operação poderia até facilitar a entrada do empresário na estrutura de capital do Carrefour. Com a oferta privada, então, abriria um novo caminho para o empresário participar do capital da companhia francesa. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.