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SÃO PAULO – O brasileiro paga mais caro por cada canal da TV por assinatura do que moradores de países da América do Sul e da Europa, revelou uma pesquisa realizada pela Ancine (Agência Nacional de Cinema) e divulgada na quarta-feira (11).
Foram estudados pacotes de operadoras de cinco países, sendo que o critério de análise foi comparar a média de preços de pelo menos duas operadoras, conforme explicou a Pay-TV.
O levantamento revela que, no Brasil, o preço ao consumidor por canal fica em até R$ 2,88, acima dos preços nos demais países: Espanha (R$ 1,80), Chile (R$ 1,24), Argentina (R$ 0,89) e Portugal (R$ 0,82).
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Queda com o tempo
Apesar do alto valor do preço do canal no Brasil, houve queda frente a 2007, quando ele chegava a ser de R$ 6,84.
“Não houve nenhuma mudança tributária desde então. O que fez com que houvesse diminuição de valores foi a competição entre operadoras, que se ampliou de 2007 para cá”, disse o presidente da Ancine, Manoel Rangel.
O mesmo estudo ainda mostrou que há menos canais nos pacotes analisados no Brasil. Na Espanha e em Portugal, há entre 31 e 54 canais. Na Argentina e no Chile, entre 42 e 86. Já no Brasil, o total de canais nos pacotes está entre 26 e 47.