Buffett sobre fraudes com IA: “próxima grande indústria em crescimento”

Durante conferência anual, megainvestidor relatou preocupações com a tecnologia e comparou ferramenta a armas nucleares

Taís Laporta

Publicidade

O megainvestidor Warren Buffett afirmou durante a reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway em Omaha, Nebraska, neste sábado (4), que as fraudes envolvendo inteligência artificial (IA) têm potencial para ser a próxima grande “indústria em crescimento”, caso resolvesse investir em ferramentas do tipo. Ele comparou a tecnologia a armas nucleares, quanto a seu potencial para grandes mudanças.

Baixe um ebook gratuito que revela o método Warren Buffett de investir em ações

Ao falar sobre o assunto para uma plateia de cerca de 30 mil pessoas, o “Oráculo de Omaha” afirmou que não “sabe nada” sobre IA, mas relatou ter visto recentemente uma imagem sua gerada por ferramentas de iteligência artificial e que isso o deixou nervoso com a tecnologia.

“Quando você pensa sobre o potencial de enganar as pessoas, se você puder reproduzir imagens que nem consigo dizer, que dizem, ‘Preciso de dinheiro’, ‘Acabei de sofrer um acidente de carro, preciso de US$ 50 mil’. Quero dizer, fraudes sempre fizeram parte do cenário americano, mas se eu estivesse interessado em investir em fraudes, fosse a indústria em crescimento de todos os tempos”, afirmou.

Uma foto recortada do presidente da Berkshire Hathaway, Warren Buffett, dá as boas-vindas aos acionistas para fazer compras no estande do Pampered Chef na assembleia anual de acionistas da Berkshire Hathaway Inc em Omaha, Nebraska, EUA. 3 de maio de 2024. REUTERS/Scott Morgan

Buffett acrescentou que o ser humano deixou “o gênio sair da garrafa” quando desenvolveu armas nucleares. “Esse gênio tem feito coisas terríveis ultimamente, e o poder desse gênio é o que, você sabe, me assusta muito”, acrescentou. “E não conheço nenhuma maneira de colocar o gênio de volta na garrafa, e a IA é um tanto semelhante.”

Acompanhe a cobertura do InfoMoney

InfoMoney faz uma cobertura especial da conferência anual de acionistas da Berkshire Hathaway. Henrique Esteter, coordenador multiplataforma, acompanha o evento como enviado especial a Omaha, no estado americano de Nebraska. Às 18h, acompanhe a live sobre os pontos altos do encontro.

Continua depois da publicidade

A reunião da Berkshire é diferente da maioria dos encontros com acionistas promovidos por outras empresas. De um lado, o dia é uma vitrine para as muitas companhias nas quais Buffett tem participação – elas montam estandes na CHI Health Center Arena, em Omaha, no estado de Nebraska, onde ocorre o evento.

De outro, os participantes têm a chance real de fazer perguntas diretamente a Buffett – que será acompanhado no palco por Greg Abel, responsável pelas operações não relacionadas a seguros da Berkshire, e por Ajit Jain, que supervisiona especificamente os negócios de seguros. Os três podem responder até 60 perguntas durante a reunião.