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Depois de divulgar ao mercado o balanço do terceiro trimestre deste ano (3T24) em que exibiu lucro líquido recorrente de R$ 5,225 bilhões, um aumento de 13,1% em relação ao mesmo período do ano passado, o CEO do Bradesco (BBDC4), Marcelo Noronha, e outros membros do banco afirmaram numa reunião de sell-side, em São Paulo, na sexta-feira (1º), que a instituição bancária está focada em estratégias para o futuro e no reposicionamento no segmento de alta renda, além de terem feito uma análise detalhada do apetite por crédito e das condições macroeconômicas.
Analistas da XP Investimentos, JP Morgan e Genial Investimentos pontuaram, em relatório, que durante o evento Noronha apresentou uma visão otimista para 2025, com a administração mantendo um firme compromisso em melhorar os retornos sobre o patrimônio líquido (ROE).
Os principais pontos abordados, segundo os relatórios, incluíram a confirmação de que o apetite por crédito permanece estável, mesmo em um cenário de Selic elevada (atualmente em 10,50%), com o Bradesco alinhado à previsão de crescimento de aproximadamente 9% na carteira de crédito, conforme estimativas da Febrabran.
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O novo segmento de serviços de alta renda, denominada Bradesco Principal, foi discutida como uma maneira de aprimorar a experiência do cliente sem alterar o posicionamento do banco nesse segmento, dizem os especialistas. Os analistas ressaltaram que essa mudança parece mais um ajuste no atendimento do que uma modificação de estratégia, buscando oferecer serviços mais personalizados aos clientes, o que pode fortalecer a fidelidade e impulsionar o cross-selling.
Os estrategistas da JP Morgan destacaram uma abordagem neutra em relação ao desempenho atual do Bradesco, que nos últimos meses passa por um processo de recuperação, reconhecendo o valor da franquia do banco, mas expressando preocupações sobre o impacto de ROEs abaixo do custo de capital (CoE) no interesse dos investidores. A XP Investimentos também enfatizou a necessidade do banco em aumentar a principalidade dos clientes, promovendo um relacionamento mais próximo e exclusivo, em consonância com o foco no retorno ajustado ao risco.
Já a Genial Investimentos enfatizou que o Bradesco planeja transferir clientes do segmento Prime para o Principal, buscando aumentar a principalidade transacional e de crédito, além de reter e atrair novos clientes.
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O que vai ser o Bradesco Principal
A proposta do Bradesco Principal é fundamentada em quatro pilares: segurança, atendimento próximo, ampliação de investimentos offshore e um compromisso com a rentabilidade, explicam os analistas. Noronha afirmou que o banco está adotando uma abordagem mais focada, reduzindo a carga de clientes por gerente em até 40%, permitindo um atendimento mais individualizado e frequente, essencial para fortalecer o relacionamento com os clientes de alta renda.
No que diz respeito ao ambiente macroeconômico, segundo os analistas, Noronha ressaltou que, apesar dos desafios impostos pela Selic alta e a possibilidade de uma desaceleração econômica, o Bradesco não pretende abrir mão de segmentos como o massificado.
O banco diz ainda que está integrando estratégias digitais e físicas para oferecer uma experiência diferenciada e reduzir custos operacionais, o que, segundo os analistas, é uma medida importante para aumentar a lealdade e minimizar a rotatividade de clientes.
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A gestão de crédito também passou por reformas, com a criação de uma nova área focada em otimizar a alocação de capital e melhorar a eficiência operacional, segundo o CEO. Noronha mencionou que o Bradesco continua comprometido em originar crédito de forma responsável, o que, na visão dos analistas, é uma estratégia prudente em um cenário econômico incerto.
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