Bolsas da Europa têm leve alta, ajudadas por ganhos em ações de mineração e petróleo

Em dia sem indicadores na Europa ou nos EUA, investidores estão atentos a comentários de dirigentes de grandes bancos centrais, em busca de sinais da trajetória dos juros básicos

Estadão Conteúdo

Publicidade

São Paulo, 20/05/2024 – As bolsas europeias operam majoritariamente em leve alta na manhã desta segunda-feira, retomando o tom positivo que predominou durante a maior parte da semana passada, em meio a ganhos de ações de mineradoras e de petrolíferas.

Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha modesta alta de 0,19%, a 523,91 pontos. Apenas o subíndice de mineração avançava 0,71%, enquanto o de petróleo e gás subia 0,62%.

Em dia sem indicadores na Europa ou nos EUA, investidores estão atentos a comentários de dirigentes de grandes bancos centrais, em busca de sinais da trajetória dos juros básicos.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Mais cedo, o vice-presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Ben Broadbent, disse que o juro britânico poderá ser reduzido durante o verão do Reino Unido.

Nas próximas horas, são esperadas falas de autoridades do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), que não deverá cortar juros antes de setembro, diante da persistência da inflação americana. Na quarta-feira (22), o Fed divulga ata de sua última reunião de política monetária.

Continua depois da publicidade

O Banco Central Europeu (BCE), por sua vez, vem claramente sinalizando que pretende reduzir suas principais taxas de juros em junho, visto que a inflação da zona do euro parece estar se encaminhando para voltar à meta oficial de 2% até 2025.

Às 6h54 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,19%, a de Paris avançava 0,36% e a de Frankfurt ganhava 0,37%. Já as de Madri e de Lisboa tinham altas de 0,19% e 0,92%, respectivamente. Exceção, a de Milão caía 1,36%.