Publicidade
São Paulo, 02/08/2024 – As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta sexta-feira, ampliando perdas de ontem, em meio a uma onda de mau humor global deflagrada por dados econômicos fracos dos EUA e balanços decepcionantes de big techs americanas, em especial da fabricante de semicondutores Intel.
Por volta das 7h05 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 1,69% a 503,19 pontos. Apenas o subíndice de tecnologia amargava um tombo de 4,16%, à medida que a Intel desabava mais de 20% no pré-mercado de Nova York, após decepcionar com balanço divulgado no fim da tarde de ontem.
Ontem, as bolsas de Nova York terminaram os pregões com quedas de 1,2% a 2,3%, após uma sequência de dados fracos dos EUA gerar temores de recessão na maior economia do mundo. Além disso, após o encerramento dos negócios em Wall Street, tanto a Intel quanto a Amazon decepcionaram com seus últimos resultados trimestrais.
Continua depois da publicidade
Dow Jones Futuro cai à espera de relatório de emprego e após balanços de big techs
Previsão é de criação de 175 mil vagas de trabalho
Intel vai cortar 15% do quadro de funcionários após resultado abaixo das expectativas
Segundo CFO, cortes foram necessários “para nos levar a um lugar onde tenhamos um modelo de negócios mais sustentável”
As preocupações com os EUA derrubaram os mercados acionários da Ásia hoje e pesam também nos negócios da Europa, ainda que em menor grau. Os índices futuros de Nova York, por sua vez, sugerem que Wall Street poderá sofrerá mais uma forte rodada de perdas nesta sexta.
Nas próximas horas, o foco dos investidores na Europa e em outras partes do mundo vai se voltar para o relatório de emprego dos EUA, o chamado payroll, que tem forte influência na trajetória dos juros básicos americanos.
Às 7h20 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,58%, a de Paris recuava 0,93% e a de Frankfurt cedia 1,49%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 1,69%, 0,91% e 0,32%, respectivamente.