Bolsas da Ásia fecham em baixa, com alta de juros dos bônus globais no radar

Na China papéis do setor imobiliário recuaram

Estadão Conteúdo

Publicidade

Os mercados acionários da Ásia registraram perdas, nesta quinta-feira. A perspectiva de juros altos por mais tempo pelo mundo continuava a ser fator negativo para as ações em geral, enquanto na China papéis do setor imobiliário recuaram, mas os de semicondutores subiram.

Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei fechou em queda de 1,30%, em 38.054,13 pontos. Ações de companhias de eletrônicos exibiram perdas, com a perspectiva para os juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) no radar. Havia expectativa por dados dos EUA e suas implicações para a política monetária, na véspera da publicação do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) americano.

Na China, a Bolsa de Xangai registrou perda de 0,60%, em 3.092,27 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, caiu 0,46%, para 1.805,33 pontos. China Vanke recuou 5,0%, entre incorporadoras. Já papéis ligados a semicondutores subiram, após a agência estatal Xinhua reportar que uma equipe de pesquisadores da Universidade Tsinghua desenvolveu o primeiro chip de visão complementar inspirado no cérebro. TongFu Microelectronics e Semiconductor Manufacturing International Corp. subiram 1,6% e 5,7%, respectivamente.

Continua depois da publicidade

Bolsas da Ásia

Em Seul, o índice Kospi registrou baixa de 1,56%, em 2.635,55 pontos. O mercado sul-coreano teve queda em algumas de suas principais ações, inclusive de tecnologia e montadoras, com apetite por risco afetado pelas preocupações com a alta dos juros dos bônus. Samsung Electronics caiu 2,3%, SK Hynix recuou 3,4% e Naver, 2,8%. A fabricante de baterias LG Energy Solution fechou em queda de 4,1%, enquanto Hyundai Motor e Kia caíram 1,5% e 3,5%, respectivamente.

Na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1,34%, em 18.230,19 pontos, sem fôlego após ganhos recentes e com foco em notícias da economia chinesa, segundo analistas do CCB International. Os setores de energia e imobiliário lideraram perdas hoje, com PetroChina em baixa de 1,85% e Cnooc, de 2,4%, enquanto China Resources Land perdeu 3,2% e Longfor Group, 3,6%. Já entre ações ligadas a semicondutores SMIC ganhou 4,9%. Em Taiwan, o índice Taiex teve queda de 1,38%, em 21.364,48 pontos.

Na Oceania, o índice S&P/ASX 200 fechou em baixa de 0,49%, em 7.628,20 pontos, na Bolsa de Sydney, em sua terceira queda consecutiva. Grandes bancos e mineradoras exibiram sinal negativo. Rio Tinto e Fortescue caíram 1,5% e 3,1%, respectivamente, entre mineradoras. Dados nesta semana mostraram inflação ao consumidor persistente também na Austrália, reforçando dúvidas sobre o quanto a política monetária pode ser relaxada. *Com informações da Dow Jones Newswires

Tópicos relacionados