Publicidade
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira, influenciadas pela declaração do presidente do banco central norte-americano (Fed), Alan Greenspan, em relação a uma possível redução da taxa de juros devido à desaceleração da economia dos EUA. Como consequência, a bolsa eletrônica norte-americana Nasdaq registrou no pregão de ontem sua maior alta em termos percentuais desde sua criação, subindo 10,48%. Os destaques positivos no mercado asiático, ficaram com os papéis dos setores de tecnologia e telecomunicações.
O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em elevação de 1,32%, influenciado pelas ações das empresas do setor de semicondutores NEC (+5,2%) e Advantest (+4,2%), das fabricantes de equipamentos eletrônicos Sony (+4,1%) e Toshiba (+3,8%), e da maior fabricante de computadores do país Fujitsu (+3,5%). As companhias de telecomunicações KDDI (+6,0%), NTT DoCoMo (+4,2%) e NTT (+2,4%) também registraram altas significativas, enquanto a fabricante de pneus Bridgestone foi o principal destaque de queda, recuando 12,6%, em função dos processos movidos contra a empresa a respeito da linha de pneus defeituosos que causaram acidentes fatais, que podem resultar em fortes multas e até na falência da unidade norte-americana.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng apresentou bom desempenho, avançando 3,61%. As principais altas do pregão foram apresentadas pelas companhias imobiliárias Sun Hung Kai Properties (+9,3%), New World Development (+8,7%) e Cheung Kong (+6,9%), enquanto as ações da empresa de internet e telecomunicações Pacific Century Cyberworks subiram 6,8%, e os papéis das companhias de telecomunicações Hutchison Whampoa e China Unicom, registraram elevação de 4,6% e 4,3%, respectivamente. Já as holdings Johnson Electric (-5,1%) e CLP (-0,8%), apresentaram os piores desempenhos do pregão.
Na Bolsa da Cingapura, o índice Straits Times fechou em alta de 1,09%, influenciado pelos papéis da Venture Manufacturing (+4,6%), da empresa de tecnologia Eastern Asia Technology (+4,3%) e da fabricante de semicondutores Chartered Semiconductor (+2,6%).
Outros mercados:
Austrália
All Ordinaries
+0,02 %
Coréia do Sul
Kospi
+0,18 %
Filipinas
PSE Composite
+0,87 %
Indonésia
Jakarta Composite
+0,53 %
Malásia
KLSE Composite
+1,58 %
Tailândia
SET
+0,73 %
Taiwan
Taiwan Weighted
-0,55 %