Publicidade
SÃO PAULO – A manhã desta sexta-feira (1) é marcada pela espera dos investidores por mais dados sobre a economia dos EUA, mas, enquanto essas informações não vêm a público, as ações na bolsa de Madri destoam do resto da Europa e registram mais um dia de perdas.
O país retirou, na véspera, a barreira que impedia a venda a descoberto – operação na qual o investidor aposta na queda do papel -, implantada no ano passado em meio a uma forte volatilidade no mercado acionário.
Com isso, o índice Ibex 35, que segue as negociações na bolsa de Madri, cai 1,32%, pressionado principalmente pelas ações do setor bancário. Apenas o Santander vê seus papéis se desvalorizarem em 2,77%. Na véspera, o Ibex 35 já fechou em queda de mais 2,45%, no pior pregão desde o fim de setembro.
Não perca a oportunidade!
Já no resto da Europa os sinais são de leve alta para os mercados, que esperam pelo Relatório de Emprego nos EUA. O documento, que traz informações sobre número de postos de trabalho criados em janeiro e taxa de desemprego, será divulgado às 11h30 (horário de Brasília).
Para completar a agenda do dia, saíram os dados finais para o PMI (Purchasing Manager’s Index) na Europa e na China. O indicador mede a atividade industrial.
No país oriental, o indicador veio melhor que a prévia, divulgada na semana anterior: subiu de 51,9 para 52,3 em janeiro, e também acima dos 51,5 de dezembro. Números acima de 50 indicam expansão da atividade industrial.
Continua depois da publicidade
Na zona do euro, apesar de continuar em retração, o indicador também foi levemente melhor que os números prévios, passando de 47,5 para 47,9, e também melhor que dezembro, quando foi de 46,1.