Conteúdo editorial apoiado por

Bolsa brasileira já conta com 1 milhão de day traders, diz B3

Cerca de 300 mil operam minicontratos

Rodrigo Petry Augusto Diniz

Publicidade

O diretor de relacionamento com clientes e pessoa física da B3, Felipe Paiva, trouxe os números do universo de day traders no Brasil. Segundo ele, cerca de 6 milhões de investidores operam com ações, dos quais aproximadamente 1 milhão opera com a compra e a venda de ativos no mesmo dia.

“Pouco mais de 6 milhões de pessoas tiveram atividades com ações no Brasil no ano passado. Desse total, cerca 1,6 milhão ficou ‘sentada’ na posição (buy and hold)… Mas cerca de 1 milhão operou day trade”, disse Paiva, neste sábado (6), durante o evento Mestres do Trading, em São Paulo, apoiado pela XP Investimentos.

De acordo com ele, desse universo de 1 milhão, a “grande maioria” opera com ações – cerca de 700 mil pessoas. “Esse investidor pode comprar uma ação e vender no mesmo dia, mas também segurar por mais um tempo. Ele não é só um investidor de ações, tem uma carteira e diversifica (os papéis)”, acrescentou.

Exclusivamente para minicontratos, seja de minidólar ou mini-índice, atualmente, são cerca de 300 mil pessoas, complementou Paiva. “Vimos esse crescimento, sobretudo, durante a pandemia, e o Brasil está entre os três maiores mercados do mundo em negociação de futuros”, pontuou.

Day trader

“O trader vencedor é o que vira a chave e toma cuidados, com gestão de risco e disciplina”, disse Roberto Indech, chefe de relações institucionais de renda variável da XP, que mediou a palestra.

Segundo Indech, citando informações da Nelogica, apenas 1% dos traders usa ferramentas de gestão de risco, de forma apropriada. Esse tipo de atitude, acrescenta ele, pode diferenciar um trader profissional do amador.

Continua depois da publicidade

“Quem faz a gestão de risco correta não tem dia de ‘fúria’”, compara Indech, reforçando que essas atitudes podem garantir “a longevidade” do trade no mercado, gerando um círculo “virtuoso” para ganhar dinheiro ao longo do tempo.

Plano de trading

Paiva acrescentou ainda que o trader precisa estar atento a três pilares: plano de trading, infraestrutura regulatória e de tecnologia e, principalmente, comportamental.

“Ou seja, como o trader pensa os objetivos de trading, se prepara com ferramentas de risco e ‘tech’, e tem autoconhecimento de como irá reagir em dias muito voláteis”, complementa.

Continua depois da publicidade

Guias trader:

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.

Rodrigo Petry

Coordenador de Projetos Editoriais. Atuou como editor de mercados e investimentos no InfoMoney, liderando o Ao Vivo da Bolsa e o IM Trader. Antes, foi editor-chefe do portal euqueroinvestir, repórter do Broadcast (Grupo Estado) e revista Capital Aberto. Também foi Gestor de Relações com a Mídia do ex-Grupo Máquina e assessor parlamentar.