BNP Paribas é multado em US$ 246 milhões por “práticas duvidosas” com câmbio

O BNP Paribas disse que "lamenta profundamente a má conduta do passado, que constituía uma violação clara dos altos padrões em que o grupo opera"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O Federal Reserve decidiu nesta segunda-feira (17) multar o BNP Paribas em US$ 246 milhões por “práticas duvidosas” no mercado de câmbio.

A multa ao BNP Paribas e a algumas de suas filiais nos Estados Unidos ocorre por ausência de “supervisão e controles internos dos operadores em divisas que compram e vendem dólares pelo banco ou seus clientes”, indica o comunicado.

O banco “não conseguiu detectar nem solucionar o fato de seus operadores usarem ‘chatrooms’ eletrônicos para se comunicarem com operadores concorrentes sobre suas posições no mercado de câmbios”, critica o Fed.

O BNP Paribas disse em um comunicado que “lamenta profundamente a má conduta do passado, que constituía uma violação clara dos altos padrões em que o grupo opera”. O banco disse que a multa está relacionada à atividades que ocorreram entre 2007 e 2013. O BNP Paribas afirmou que desde então fortaleceu as medidas de supervisão interna e ainda comprometeu-se a continuar essas melhorias.

As multas ocorrem em meio a uma investigação maior do conselho do Federal Reserve sobre a manipulação do mercado de divisas. O conselho também deu “atacou” o UBS, Deutsche Bank e Barclays com ações de execução.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.