Publicidade
A ascensão política de Elon Musk fez com que alguns bancos de Wall Street passassem a esperar que em breve possam se desfazer de 13 bilhões de dólares em dívidas que garantiram a compra da plataforma de mídia social X pelo bilionário, segundo três fontes bancárias.
Alguns dos credores do consórcio, que incluía o Morgan Stanley e o Bank of America, acreditam que o surgimento de Musk como um assessor próximo do presidente eleito Donald Trump poderá impulsionar perspectivas da X, anteriormente conhecida como Twitter, disseram as fontes. Se isso acontecer, eles poderão vender a dívida sem ter de arcar com um prejuízo enorme no negócio, disseram as fontes.
Musk, X, Morgan Stanley e Bank of America não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
Não é a vitória de Trump que faz o Bitcoin subir tanto, avalia Binance; entenda
Um ano após multa histórica nos EUA, executivo global da exchange, Vishal Sacheendran, aponta que os americanos “ainda estão aprendendo” a regular o mercado de criptoativos
Big techs que atuam com computação na nuvem têm muito a crescer, diz gestor
Marcelo Ornelas, da Kínitron, vê cada vez menos grandes empresas de TI suscetíveis ao ambiente marcro
Normalmente, os bancos vendem esses empréstimos a investidores logo após a conclusão do negócio, mas no caso da X, que Musk comprou por 44 bilhões de dólares em 2022, eles ficaram presos à dívida. As mudanças radicais de Musk na plataforma, incluindo a demissão de muitas pessoas que trabalhavam para moderar o conteúdo, e uma de suas postagens no X afugentaram anunciantes e afetaram as receitas. Isso reduziu o valor da dívida, pois o risco de inadimplência aumentou.
Nos últimos meses, disse uma das fontes, alguns bancos esperam que o X tenha visto um aumento no tráfego, conforme usuários se aglomeraram na plataforma em torno de grandes eventos, como as eleições nos EUA. O presidente eleito Donald Trump, cuja conta na plataforma foi restaurada por Musk depois que a administração anterior o baniu em janeiro de 2021, tem postado regularmente na plataforma.
As fontes bancárias disseram que querem ver se isso e uma economia robusta dos EUA se traduzirão em aumento de receita para a plataforma.
Continua depois da publicidade
Os analistas disseram que os laços de Musk com Trump – que o colocou no comando de um novo departamento governamental sobre eficiência – poderão beneficiar os vários empreendimentos comerciais do empresário, que vão desde os veículos elétricos Tesla até os foguetes SpaceX. O valor de mercado da Tesla ultrapassou 1 trilhão de dólares pela primeira vez em dois anos nos dias após os resultados da eleição.
A campanha de Trump não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.