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SÃO PAULO – O Banco Pan (BPAN4) comunicou ter assinado acordo para a incorporação da totalidade das ações de
emissão da Mosaico (MOSI3), dona das marcas Zoom, Buscapé e Bondfaro, e que é detentora da maior plataforma de conteúdo e originação de vendas para o e-commerce do Brasil.
Uma vez aprovada pelas assembleias gerais do Pan e da Mosaico, a operação será efetivada mediante a incorporação das ações de emissão da Mosaico pelo PAN, com emissão de 101.276.624 novas ações preferenciais, nominativas, escriturais e sem valor nominal do Pan a serem entregues aos acionistas da Mosaico, em uma relação de troca de 0,8 vez (MOSI3/BPAN4).
Desta forma, o capital social da Mosaico passará a ser integralmente detido pelo Pan e os atuais acionistas da Mosaico passarão a deter 7,8% do capital social do Pan.
Também no âmbito da incorporação de ações da Mosaico, os acionistas da Mosaico receberão 21.099.296 bônus de subscrição de emissão do Pan, sendo que cada bônus dará direito a 0,166667 Ação BPAN4. A condição para o exercício dos Bônus de Subscrição é que, a partir desta data e em até 30 meses do fechamento da operação, o preço de negociação das ações BPAN4 no encerramento de 3 pregões consecutivos da B3 tenha se mantido em valor superior a R$ 24,00.
“A relação de troca foi livremente negociada entre as administrações da Mosaico e do Pan , enquanto partes independentes. No âmbito da operação, os acionistas fundadores da Mosaico e o acionista controlador Banco Pan assumiram o compromisso de votar de forma a dar cumprimento ao acordo de associação”, afirmou a empresa.
Os acionistas fundadores da Mosaico se tornarão executivos não estatutários do Pan, sendo que um deles será membro do conselho de administração e outro presidente do comitê de e-commerce, com remunerações compatíveis com aquelas dos demais executivos e administradores do Pan.
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Além disso, os acionistas fundadores da Mosaico estarão sujeitos a (i) lock-up de suas ações que se encerrará dentro de um prazo de 18 a 30 meses a contar do fechamento da Operação, e (ii) obrigação de não-concorrência, a qual não está sujeita a qualquer tipo de remuneração.
Carlos Eduardo Guimarães, presidente-executivo do Banco Pan, disse em entrevista à Reuters que o negócio acelera os planos do banco de ter um marketplace para seus 12,5 milhões de clientes, enquanto a Mosaico também planeja agregar serviços financeiros à sua plataforma, que tem 22 milhões de usuários.
Segundo o Banco Pan, o novo marketplace nasce com R$ 4,2 bilhões em vendas brutas (GMV) por ano e 400 lojas. O Pan lançará um cartão de crédito na parceria com cashback e vai integrar o negócio com a plataforma Mobiauto (recém-comprada).
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O Bradesco BBI avalia que a aquisição é positiva para o Banco Pan, pois combina a estratégia bancária com uma empresa nativa de tecnologia. “A transação deve permitir que o banco não apenas melhore seus produtos por meio de uma empresa de tecnologia, mas também explore uma base de clientes relevante. Como tal, acreditamos que o negócio reflete a estratégia do Banco Pan de desenvolver seu mercado e aumentar a transacionalidade, o que deve, por sua vez, se traduzir em melhorias de monetização do cliente”, avaliam os analistas da casa.
(com Reuters)
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