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SÃO PAULO – O Banco Pan (BPAN4) comunicou ter assinado acordo para a incorporação da totalidade das ações de
emissão da Mosaico (MOSI3), dona das marcas Zoom, Buscapé e Bondfaro, e que é detentora da maior plataforma de conteúdo e originação de vendas para o e-commerce do Brasil.
Uma vez aprovada pelas assembleias gerais do Pan e da Mosaico, a operação será efetivada mediante a incorporação das ações de emissão da Mosaico pelo PAN, com emissão de 101.276.624 novas ações preferenciais, nominativas, escriturais e sem valor nominal do Pan a serem entregues aos acionistas da Mosaico, em uma relação de troca de 0,8 vez (MOSI3/BPAN4).
Desta forma, o capital social da Mosaico passará a ser integralmente detido pelo Pan e os atuais acionistas da Mosaico passarão a deter 7,8% do capital social do Pan.
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Também no âmbito da incorporação de ações da Mosaico, os acionistas da Mosaico receberão 21.099.296 bônus de subscrição de emissão do Pan, sendo que cada bônus dará direito a 0,166667 Ação BPAN4. A condição para o exercício dos Bônus de Subscrição é que, a partir desta data e em até 30 meses do fechamento da operação, o preço de negociação das ações BPAN4 no encerramento de 3 pregões consecutivos da B3 tenha se mantido em valor superior a R$ 24,00.
“A relação de troca foi livremente negociada entre as administrações da Mosaico e do Pan , enquanto partes independentes. No âmbito da operação, os acionistas fundadores da Mosaico e o acionista controlador Banco Pan assumiram o compromisso de votar de forma a dar cumprimento ao acordo de associação”, afirmou a empresa.
Os acionistas fundadores da Mosaico se tornarão executivos não estatutários do Pan, sendo que um deles será membro do conselho de administração e outro presidente do comitê de e-commerce, com remunerações compatíveis com aquelas dos demais executivos e administradores do Pan.
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Além disso, os acionistas fundadores da Mosaico estarão sujeitos a (i) lock-up de suas ações que se encerrará dentro de um prazo de 18 a 30 meses a contar do fechamento da Operação, e (ii) obrigação de não-concorrência, a qual não está sujeita a qualquer tipo de remuneração.
Carlos Eduardo Guimarães, presidente-executivo do Banco Pan, disse em entrevista à Reuters que o negócio acelera os planos do banco de ter um marketplace para seus 12,5 milhões de clientes, enquanto a Mosaico também planeja agregar serviços financeiros à sua plataforma, que tem 22 milhões de usuários.
Segundo o Banco Pan, o novo marketplace nasce com R$ 4,2 bilhões em vendas brutas (GMV) por ano e 400 lojas. O Pan lançará um cartão de crédito na parceria com cashback e vai integrar o negócio com a plataforma Mobiauto (recém-comprada).
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O Bradesco BBI avalia que a aquisição é positiva para o Banco Pan, pois combina a estratégia bancária com uma empresa nativa de tecnologia. “A transação deve permitir que o banco não apenas melhore seus produtos por meio de uma empresa de tecnologia, mas também explore uma base de clientes relevante. Como tal, acreditamos que o negócio reflete a estratégia do Banco Pan de desenvolver seu mercado e aumentar a transacionalidade, o que deve, por sua vez, se traduzir em melhorias de monetização do cliente”, avaliam os analistas da casa.
(com Reuters)
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