Publicidade
(ANSA) – O Banco Central Europeu lançou nesta quarta-feira (14) um projeto exploratório para a criação do “euro digital”, uma divisa eletrônica para fazer frente à expansão do mercado de criptomoedas, como o Bitcoin, que não são ligadas a autoridades monetárias.
Por meio de um comunicado, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que as consultas com cidadãos e profissionais e as provas experimentais produziram “resultados encorajadores”.
“Tudo isso nos incentivou a dar um passo adiante e iniciar o projeto do euro digital”, acrescentou. Também por meio de uma nota, os Ministérios da Economia de Alemanha e França afirmaram que o euro digital pode ser “essencial para preservar a soberania monetária” da União Europeia.
O projeto exploratório vai durar dois anos para dar tempo de testar o modelo que, segundo o BCE, não deve roubar clientes dos bancos.
“Não podemos arriscar minimamente que moedas similares de outras jurisdições se afirmem na Europa”, disse Fabio Panetta, membro italiano do comitê executivo do Banco Central Europeu.
Quer entender o que é o mercado financeiro? Assista à série gratuita “Carreira no Mercado Financeiro” e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.