Publicidade
O lucro líquido recorrente do Banco ABC (ABCB4) atingiu R$ 228,2 milhões no terceiro trimestre de 2023, crescimento de 13,0% em relação aos R$ 201,9 milhões apresentados no trimestre anterior e de 4,6% em relação aos R$ 218,1 milhões apresentados no mesmo período de 2022.
A margem financeira gerencial atingiu R$ 591,0 milhões no 3T23, um crescimento de 8,6% em relação ao 2T23 e 9,9% na base anual, com expansão em todas as suas linhas. A margem financeira gerencial pós-Provisão apresentou um crescimento de 6,3% no trimestre e de 4,4% em comparação ao terceiro trimestre de 2022.
Já a margem com clientes encerrou o trimestre em R$ 348,7 milhões, crescimento de 8,0% em relação ao mesmo período de 2022 e 6,6% em relação ao trimestre anterior – influenciada pelo aumento das receitas de produtos que comandam maiores spreads e pelo aumento da relevância do segmento Middle no portfólio.
A despesa de provisão ampliada do 3T23 apresentou um aumento de 27,6% quando comparada com o 2T23 e um expansão de 73,8% quando comparada com o mesmo período de 2022, resultado principalmente da expansão das provisões de Títulos Privados (PDT) e de um menor volume de Recuperações de Crédito.
Leia também:
- O que esperar da temporada de resultados do 3º trimestre? Confira ações e setores para ficar de olho
- Confira o calendário de resultados do 3º trimestre de 2023 da Bolsa brasileira
A receita de serviços atingiu R$ 116,7 milhões, aumento de 47% em relação ao trimestre anterior, impulsionado pelo Banco de Investimentos, com receitas de R$ 51 milhões, além do contínuo crescimento da operação de Corretagem de Seguros.
Continua depois da publicidade
A carteira de crédito expandida apresentou um aumento de 0,8% no trimestre e um crescimento de 5,2% nos últimos 12 meses, com destaque para o crescimento do segmento Middle, com uma expansão de 5,3% nos últimos 12 meses, atingindo 9,5% da carteira de crédito expandida.
O ABC Brasil atingiu 4.778 clientes corporativos com relacionamento ativo no 3T23, uma expansão de 10,9% nos últimos 12 meses. No trimestre, houve um incremento de 198 clientes vs. o trimestre anterior (4,3% de crescimento).